Uso do Gás LP em usinas de asfalto aumenta produtividade

18/10/2013 - Uso do Gás LP em usinas de asfalto aumenta produtividade

Melhora na qualidade final da massa asfáltica e redução das emissões de gases poluentes são outros benefícios do GLP, segundo a Ultragaz

Dos quase 96 mil quilômetros de rodovias brasileiras, 46% possuem pavimento ruim, de acordo com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O dado é suficiente para justificar mais investimentos nas estradas e acaba levantando outra questão: há no mercado uma solução limpa e economicamente viável capaz de melhorar a produtividade nas usinas de asfalto, alavancar a qualidade do produto e permitir um processo mais sustentável?
A resposta é sim, garante Tabajara Bertelli Costa, Diretor do Mercado Empresarial da Ultragaz: “O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), quando é usado em usinas de pavimentação asfáltica, torna o processo ambientalmente correto, além de melhorar a qualidade do produto e a produtividade”, diz o representante da empresa líder no segmento de GLP no Brasil, com mais de 76 anos de atuação no mercado.
Segundo ele, o Gás LP pode ser aplicado em todas as fases do processo produtivo que envolve aquecimento - direta ou indiretamente - nas usinas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), sejam móveis ou fixas.
“É importante destacar que empresas que adotam a aplicação de Gás LP em seus processos podem requerer a certificação da ISO 14000”, completa Costa.

Aquecimento
A principal aplicação do Gás LP em usinas de CBUQ ocorre no secador de agregados, de forma direta. É ali, no tambor rotativo, que os agregados - pó, pedrisco e pedra - entram com teor de umidade de 3 a 7%, dependendo da fonte e das condições de armazenagem, e devem ser secados. O objetivo é que, na saída, estejam a uma  temperatura entre 150 a 160°C. Nessa temperatura será adicionado o CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo). Essa mistura passa a ser chamada, então, de CBUQ.
Neste secador os produtos são aquecidos por meio da queima de um combustível, que pode ser Gás LP, gás natural e óleos combustíveis derivados de petróleo.
O Gás LP também é utilizado no AFT (Aquecedor de Fluido Térmico), de forma indireta. Normalmente utiliza-se óleo diesel, que tem a finalidade de manter o CAP aquecido na temperatura de 150°C para que seja misturado aos agregados, originando o CBUQ.
Outra oportunidade de uso do Gás LP, de forma indireta, é no aquecimento dos tanques de armazenagem de CAP, que dependendo da estrutura da usina, devem ser utilizados para auxiliar o aquecedor de fluido térmico.

Por que usar o Gás LP?
Depois de analisar a fundo a aplicabilidade do Gás LP nas usinas de pavimentação, a equipe de engenheiros da Ultragaz observou que esse combustível tornaria o processo economicamente viável e sustentável, já que o objetivo da queima do Gás LP é a obtenção da mais elevada eficiência térmica e da melhor qualidade possível dos produtos da combustão.
Além disso, foi verificado após uma bateria de análises e testes que o Gás LP proporciona aumento considerável na qualidade final da massa asfáltica, garantindo ainda menos interrupções na produção para manutenção dos equipamentos.
“A Ultragaz consegue disponibilizar o sistema completo e instalado em poucos dias. O suporte técnico oferecido – que garante o menor consumo com máximo de eficiência no sistema de combustão, além de manutenção preventiva e corretiva com agilidade - transmite segurança aos vários clientes no setor de pavimentação que utilizam essa alternativa”, afirma o Diretor do Mercado Empresarial da Ultragaz acrescentando que o Ultrasystem, sistema de abastecimento de Gás LP a granel desenvolvido pela empresa, garante que o produto chegue de forma contínua a diversas regiões do País com hora marcada e com a tranquilidade de contar com assistência técnica 24 horas.

Dez vantagens:

1 - Redução do impacto ambiental: há baixa emissão de poluentes e os produtos da combustão não agridem o meio ambiente.

2 - Automatização do sistema de combustão: controle automático de processo, que otimiza o consumo tornando o produto com maior valor agregado.

3 - Uniformidade de temperatura no forno: composição do Gás LP constante.

4 - Maior controle de processo - temperatura e umidade da mistura.

5 - Redução dos custos de operação e conservação: baixa manutenção no sistema de combustão e acessórios.

6 - Maior eficiência energética: combustível de alto poder calorífico.

7 - Aumento da vida útil do forno: câmara de combustão, filtro de mangas equipamentos em geral.

8 - Logística eficiente: abastecimento de Gás LP contínuo e pontual.

9 - Possibilidade da obtenção da ISO 14.000.

10 – Apoio técnico com profissionais qualificados e comprometidos com o processo de aquecimento, utilizando o Gás LP como alternativa energética.


CREDENCIAIS ULTRAGAZ
·    Primeira empresa de Gás LP do Brasil
·    Faturamento: aproximadamente R$ 4 bilhões em 2012
·    Quantidade de Gás LP distribuído: 1,7 milhão de toneladas/ano
·    Bases de engarrafamento: 17
·    Bases de estocagem e distribuição: 21
·    Domicílios atendidos: aproximadamente 11 milhões
·    Clientes empresariais: mais de 40 mil
·    Funcionários: 4.100
·    Revendedores: cerca de 5.000
·    Lojas próprias: 22
·    Principais canais de comunicação: www.ultragaz.com.br e 0800-70-10-123
·    Ouvidoria: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e (11) 3177-6481
 
LVBA Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login