Lafarge recebe certificado API para produção de cimento para poços de petróleo

01/11/2013 - Lafarge recebe certificado API para produção de cimento para poços de petróleo
 
A fábrica de cimento da Lafarge em Cantagalo (RJ) conquistou o direito de uso do selo de qualidade do Instituto Americano do Petróleo (API) para fornecer cimento especial para poços de petróleo.  O selo atesta o alto padrão de qualidade da unidade para produzir o cimento denominado API Classe G (cimento especial com alta resistência a sulfatos - HSR). O certificado foi entregue nesta terça-feira (29) ao presidente da Lafarge Brasil, Alexis Langlois, em cerimônia no estande do API na OTC Brasil - conferência internacional de tecnologia offshore, que acontece no Rio de Janeiro.
O processo de certificação API na fábrica brasileira foi iniciado há um ano. Contando com o suporte e a expertise da equipe mundial da própria empresa, que tem 10 unidades em sete países já certificadas, a Lafarge Brasil investiu fortemente na linha de produção de sua fábrica de Cantagalo para industrializar o cimento Classe G segundo a Norma API 10A. A auditoria nas instalações da unidade foi chefiada pelo API e realizada no último mês de agosto.
“Esta certificação é um reconhecimento do alto grau de qualidade na fabricação de cimento em nossa unidade fluminense, que está apta para fornecer um produto específico para poços de petróleo. Com isso teremos a possibilidade de participar de projetos importantes, como o Pré-sal, onde os equipamentos e materiais são exigidos ao máximo de sua performance”, celebra o presidente da Lafarge Brasil, Alexis Langlois.
O selo API de qualidade é um contrato legal entre a Lafarge e o API garantindo que cada vez que o cimento HSR é fabricado na unidade de Cantagalo está em conformidade com os requisitos da API 10A. O programa de qualidade também estabelece que a fábrica tenha um Sistema de Gestão da Qualidade que satisfaça os requisitos da norma API Q1 (Especificação para Programas da Qualidade para a Indústria de Petróleo, Gás Natural e Petroquímica - Norma ISO TS 29001), específicos do setor de Petróleo e Gás. Obter a certificação significa que o fornecedor comprovou, mediante auditoria, que seus produtos são fabricados e testados sob normas certificadas de confiabilidade e consistência, de acordo com os mais altos padrões da indústria petrolífera desde o projeto, especificação do material até os procedimentos de inspeção.
A fábrica de Cantagalo
A Lafarge opera em Cantagalo há 32 anos, desempenhando um importante papel no desenvolvimento socioeconômico da Região Norte Fluminense do estado. Desde o início da produção, em 1981, a empresa vem investindo no aumento de capacidade da fábrica, que hoje produz cerca de 1 milhão de toneladas de cimento por ano das marcas Mauá - líder de vendas no estado do Rio de Janeiro - Campeão e Maxx Concreto. Além de estar na vanguarda da produção do insumo, a unidade da Lafarge em Cantagalo também foi a pioneira na utilização de resíduos urbanos como fonte de energia para a fabricação de cimento.
 
Informações Complementares - No Brasil desde 1959, a Lafarge é uma das principais empresas do país no setor de materiais de construção, com cerca de 1,8 mil empregados e um portfólio de marcas que incluem os cimentos Mauá, Campeão e Montes Claros, e as linhas de concretos especiais Ultra Series, Artevia e Hydromedia. Seu parque industrial, distribuído nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste conta com nove fábricas e estações de moagem de cimento, mais de 50 unidades para a produção de concreto, entre centrais móveis e fixas, e três áreas de mineração de agregados. Informações adicionais estão disponíveis no website (www.lafarge.com.br).
Líder mundial em materiais de construção, com presença em 64 países e 65 mil empregados, o Grupo Lafarge registrou vendas de 15,8 bilhões de euros em 2012. Com posições de destaque em suas  linhas de Cimento, Concretos e Agregados, a Lafarge contribui para a construção de cidades em todo o mundo com soluções inovadoras para torná-las mais acessíveis,  mais compactas, mais duráveis, mais bonitas e melhor conectadas. Com seu centro de pesquisa em materiais de construção pioneiro no mundo, a Lafarge coloca a inovação no centro das suas prioridades, trabalhando para a construção sustentável e criatividade arquitetônica. Desde 2010, o Grupo integra o Dow Jones Sustainability World Index, primeiro ranking mundial de sustentabilidade, em reconhecimento a suas ações de desenvolvimento sustentável.
 
S2Publicom | Rio de Janeiro

Banner
Banner
Banner

Site Login