A arte de renovar o patrimônio histórico e arquitetônico

08/11/2013 - A arte de renovar o patrimônio histórico e arquitetônico

Livro que retrata recuperação, restauro e modernização de alguns dos marcos da engenharia nacional

À primeira vista, Recuperação, Restauro e Modernização de Construções é um livro para engenheiros, arquitetos e afins. Ainda mais por se tratar de obra comemorativa dos 35 anos de uma empresa de engenharia especializada nesse setor, a Concrejato. Quem avançar além do título, entretanto, vai encontrar material interessante não apenas para quem lida diretamente com o tema, mas para o público em geral.
Com 192 páginas, texto leve e belas imagens, o livro traz um pouco de história e mostra a complexidade do trabalho de renovação de 24 obras das mais representativas do patrimônio histórico e arquitetônico nacional. Entre elas estão igrejas, como a Catedral da Sé de São Paulo e a Catedral Metropolitana de Florianópolis, e museus, como a Casa França-Brasil e o Museu de Arte do Rio, localizados na cidade do Rio, e o Museu do Futebol, na capital paulista. A lista inclui ainda o Maracanã, o Palácio Guanabara e o edifício-sede da Petrobras, no Rio; o píer São Sebastião e a ponte Maurício Joppert, em São Paulo, entre outros trabalhos envolvendo restauro, recuperação e obras estruturais.
São todos marcos da engenharia nacional e da história empresarial da Concrejato, que faz parte das Empresas Concremat. Ao invés de seguir o caminho mais comum em comemorações e fazer um relato puro e simples de cada obra, a Concrejato optou por um trabalho mais abrangente, interessante e que atrai pelo texto claro e pelas belas imagens. Lançado pela Metalivros, Recuperação, Restauro e Modernização de Construções tem edição de texto de Maiá Mendonça e direção editorial e gráfica de Ronaldo Graça Couto.

Banner
Banner
Banner

Site Login