CBCA E ABCEM apresentam perfil dos fabricantes de estruturas de aço 2013

18/11/2013 - CBCA E ABCEM apresentam perfil dos fabricantes de estruturas de aço 2013
 
Pesquisa mostra que o setor fatura cerca de R$ 9 bilhões, estima crescimento de 10% para este ano e emprega 31 mil funcionários
 
O setor de fabricantes de estruturas de aço estima um crescimento de 10% em sua produção para este ano (cerca de 120 mil toneladas/ano) tendo apresentado um faturamento no ano passado de R$ 9 bilhões e empregando cerca de 31 mil funcionários, números que dinamizam o mercado da construção e a economia do país.
Além disso, no período de doze meses, ampliou sua capacidade produtiva em 9%, teve um crescimento de 4% no nível de utilização da capacidade instalada e investiu em certificações, evidenciando sua preocupação com a qualidade, o desempenho e a responsabilidade com os processos de produção.
Esses são alguns dos resultados da pesquisa ‘Perfil dos Fabricantes de Estruturas de Aço – 2013’, realizada pelo CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço e a ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica que tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre o setor e apresentar a evolução de sua capacidade produtiva e atuação na construção brasileira.
“O segmento de estruturas de aço tem demonstrado ao longo do tempo sua capacidade de elaborar e executar projetos para alavancar a construção civil e aumentar sua eficiência”, comenta Fernando Matos, gerente executivo do CBCA. Investindo no desenvolvimento da construção industrializada, com modernas tecnologias, buscando inovar e elevar a produtividade, a fabricação de estruturas de aço tem contribuído e participado ativamente da evolução da construção brasileira.
Baseando-se nos resultados da primeira pesquisa realizada em 2012 (ano base 2011) com 181 empresas, a pesquisa de 2013 (ano base 2012) foi estruturada seguindo novas diretrizes, como a seleção mais apurada do perfil dos fabricantes entrevistados, com foco no setor da construção e consequente redução do universo de empresas pesquisadas, que culminou na exclusão das empresas que atuam em outros setores (como o de caldeiraria e fabricação de telhas); a atualização de informações do setor quanto à produção, capacidade instalada, área de atuação e certificações; e a inserção de novas questões, com o objetivo de se obter informações quanto à faixa de faturamento, número de funcionários e expectativa de crescimento.
A pesquisa de 2013, que contou com a participação de 157 empresas, apresenta, além dos dados referentes ao ano, análises que confrontam os números coletados em 2012 com os apurados em 2013, demonstrando assim um perfil mais sedimentado desse mercado e sua curva de evolução.
Um dos dados apurados mostra que os fabricantes de estruturas de aço estão presentes em todas as regiões do país, com a maioria das empresas localizadas na região sudeste (65%), seguida pela região sul (15,9%). As duas regiões concentram 80,9% dos fabricantes. A região nordeste e a região sul aumentaram sua participação na fabricação de estruturas de aço em 2012. O crescimento da região nordeste foi de 47% e da região sul de 16%.
Já a produção total das 157 empresas pesquisadas em 2012 foi de 1,062 milhão de toneladas. Desse universo, 91% das empresas concentram-se na faixa de produção de até 20 mil toneladas/ano.  Analisando o volume de produção das 135 empresas participantes nos dois anos, observa-se que o índice de produção se manteve.
As áreas de atuação das empresas, considerando-se os tipos de estruturas e o percentual de participação de cada um deles em relação à produção total no ano de 2012 (referência: 1,062 milhão de toneladas) também foram levantadas. As estruturas de grande porte (shopping centers, centros de distribuição, edifícios altos, grandes galpões, torres de transmissão etc.), e as construções industriais e obras especiais (siderurgia, mineração, óleo e gás, álcool e açúcar, pontes etc.) foram responsáveis por 83% da produção total.
Considerando as 133 empresas que informaram o volume de produção e a capacidade produtiva em 2011 e 2012, observa-se um crescimento no nível de utilização da capacidade produtiva de 4 (quatro) pontos percentuais. Levando em consideração a média do faturamento bruto anual, estima-se que as empresas pesquisadas faturaram em 2012 aproximadamente 9 bilhões de reais. Das empresas participantes, 60,5% projetam para este ano um crescimento em torno de 120 mil t/ano.
 
CBCA - Centro Brasileiro da Construção em Aço - Criado em maio de 2002, tendo o Instituto Aço Brasil como gestor, tem como missão promover e ampliar a participação da construção em aço no mercado nacional. www.cbca-acobrasil.org.br
 
ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica - Fundada em1974, é a entidade que congrega e representa as empresas e os profissionais da cadeia de fornecimento da construção em aço no Brasil, com foco na defesa e no crescimento do setor. www.abcem.org.br
 
Factual Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login