Crea-SP moderniza a sua infraestrutura de tecnologia com a Sonda IT

19/11/2013 - Crea-SP moderniza a sua infraestrutura de tecnologia com a Sonda IT
 
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo inicia projeto na nuvem com a automação dos seus processos e a geração de documentação eletrônica para prover maior controle e agilidade na prestação de serviços a profissionais e empresas
 
Como parte da iniciativa “papel zero”, que busca eliminar a utilização de documentos impressos, o Crea-SP, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, encontrou na Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, uma parceira para o suporte e o desenvolvimento de um projeto de modernização da sua infraestrutura de TI. A companhia foi escolhida por meio de uma licitação pública e o negócio foi formalizado em janeiro deste ano, já com o início do processo de implementação.
O projeto envolve a digitalização de todos os documentos do Crea-SP, com mais de dois milhões de páginas iniciais e alcançando o número de 14 milhões ao longo dos meses. O objetivo é gerenciar eletronicamente e disponibilizar toda a documentação de forma online para, assim, evitar o deslocamento dos profissionais até o Conselho, proporcionando maior agilidade na tramitação e na análise dos processos.
Isso só é possível devido à utilização da plataforma de ECM (Enterprise Content Management), da EMC, software que realiza de forma eletrônica a gestão de documentos e a automação de processos de negócios do Crea-SP. Essa tecnologia suportará todas as ações de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), bem como do acervo técnico e dos registros de profissionais e empresas. A infraestrutura necessária para o funcionamento desta tecnologia será fornecida pela Sonda IT, com a utilização do seu Data Center, através da oferta de Cloud Empresarial, que suportará todas as operações do projeto.
Outra etapa já iniciada ocorre por meio do serviço de fábrica de software da integradora, que está identificando melhorias adaptativas no atual canal de relacionamento do Conselho, o CREANet, para que este funcione integrado à plataforma ECM e tenha a capacidade técnica de disponibilizar todo o acervo do Conselho eletronicamente.
“Com o desenvolvimento deste projeto, esperamos aperfeiçoar os serviços prestados aos profissionais e às empresas, reduzir a necessidade da presença física, através de processos 100% eletrônicos, e, desta forma, aumentar a agilidade no atendimento e na resposta às solicitações”, explica o Engenheiro Francisco Kurimori, presidente do Crea-SP.
O executivo ainda tem como objetivo utilizar este suporte tecnológico para ampliar a gama de serviços oferecidos pela instituição, proporcionando benefícios diretos aos profissionais, como o ensino à distância, a biblioteca virtual e a bolsa estágio para estudantes. “Pela magnitude do nosso projeto, precisávamos de uma empresa da amplitude da Sonda IT, que, por sua capacidade, qualidade e potencial, atendeu perfeitamente a todos os requisitos do processo licitatório”, destaca Kurimori.
A princípio, o alcance é para 1000 usuários; contudo, a expectativa é de expandir o uso do sistema para realizar toda a gestão administrativa, financeira, de recursos humanos, dos processos internos e do conselho deliberativo do Crea-SP.
“Através de serviços especializados, disponibilizamos uma experiência transformadora em conjunto com uma solução sólida de tecnologia de ponta. Temos certeza que o sucesso empreendedor promovido pelo CREA-SP é uma questão de tempo”, conclui Waldir Rodrigues, diretor de Outsourcing da Divisão de Plataformas da Sonda IT.
 
Sobre a Sonda IT no Brasil (www.sondait.com.br) No Brasil, a Sonda IT atua desde 1989. Com 6,5 mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 31 escritórios locais que estão presentes em todos os Estados brasileiros, a organização opera através de três divisões de negócio: Serviços de TI, Plataformas e Aplicativos.
Atendendo de ponta a ponta as necessidades de TI de uma empresa, a companhia é reconhecida no Brasil pelo seu modelo consolidado de proposta de soluções que compõem um amplo leque de produtos e serviços, que vai da oferta de Data Center e Cloud Computing, passando pelo ITO (Information Technology Outsourcing) ao BPO (Business Process Outsourcing) com especialização em SAP, tecnologia na qual a organização é líder em projetos há 18 anos.
A Sonda IT também se tornou o principal player na América Latina em soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança através de suas ofertas em conjunto com as parceiras Cisco, EMC e VMWare, que compõem o portfólio de sua divisão de Plataformas.
No universo de aplicações fiscais, disponibilizadas pela divisão de Aplicativos, a companhia conta com um leque de produtos e serviços de governança e complementares aos ERP´s. Mais de 60% da carga tributária federal do Brasil é processada pelos aplicativos da Sonda IT por meio de aproximadamente 650 grupos empresariais que utilizam a tecnologia.
 
Sobre a Sonda América Latina (www.sonda.com) Fundada no Chile em 1974, a Sonda é a maior companhia latino-americana de soluções e serviços de TI. Presente em dez países, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Peru, Uruguai e Panamá, a Sonda é considerada a quarta maior corporação de TI presente na América Latina, concorrendo apenas com empresas globais, segundo a IDC (Internacional Data Corporation).
A Sonda, cuja estrutura reúne mais de 12 mil colaboradores distribuídos em 62 escritórios, detém o mais amplo e completo portfólio de TI do mercado, com soluções que atendem qualquer demanda de tecnologia das companhias. A companhia mantém atualmente 5 mil clientes espalhados por toda a América Latina e conta com uma capitalização de mais de US$ 3 bilhões. A corporação negocia as suas ações na Bolsa de Valores de Santiago (Chile).
 
IMAGE Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login