Formare capacita 1.640 jovens em 2013

12/12/2013 - Formare capacita 1.640 jovens em 2013
 
Projeto completa o ano com 82 escolas e 56 empresas parceiras
 
O Formare, projeto social desenvolvido pela Fundação Iochpe para capacitar e qualificar jovens de baixa renda em parceria com a iniciativa privada, está chegando à marca de 1.640 jovens capacitados em 2013. O projeto encerra o ano com 82 escolas, 56 empresas parceiras e colaboração de 3240 educadores voluntários.
“É um ano para celebrarmos todas as conquistas que tivemos ao longo de nossos 25 anos. Os resultados só foram possíveis com o apoio da iniciativa privada, que tem investido nesse trabalho. Sabemos que os desafios serão maiores no próximo ano, mas estamos otimistas com as perspectivas. Nossa luta diária é mostrar aos empresários que investir nos jovens sempre será o melhor caminho para fortalecer uma nação”, conta Beth Callia, coordenadora do Formare.
O Projeto Formare teve início em 1988 nas fábricas do Grupo Iochpe em Canoas (RS) e São Bernardo do Campo (SP). Ao longo dos anos, o projeto foi sendo ampliado e aperfeiçoado com a contribuição de todos os envolvidos.
Em 1995 a Fundação Iochpe estabeleceu um convênio com a UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, sediada em Curitiba. Professores da instituição passaram a construir as propostas curriculares e a acompanhar a execução dos cursos, certificados pela UTFPR e reconhecidos pelo MEC.
Mas foi em 2001 que a Fundação Iochpe optou pelo sistema de franquia social, possibilitando outras empresas a adotarem o Formare e atuarem na qualificação de jovens de baixa renda em suas comunidades. “Conseguimos ampliar o acesso à qualificação profissional dos jovens por meio da abertura de novas escolas Formare nas empresas”, recorda Beth.
 
Sobre o Formare - O Formare é um projeto social desenvolvido pela Fundação Iochpe, em parceria com empresas de grande e médio porte, que oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a uma turma de, em média, 20 jovens de famílias de baixa renda residentes no entorno das empresas.
Os cursos são realizados em período integral dentro das empresas por funcionários que se dispõem, como voluntários, a ministrar as aulas.
Ou seja, a empresa é transformada em um ambiente de aprendizagem e qualificação profissional contínuas, tanto para os colaboradores como para os estudantes beneficiados.
Perfil do aluno: Para ser aluno do Formare, o jovem deve ter entre 16 e 18 anos, cursar o ensino médio, ter renda per capita familiar de até um salário mínimo, não ter tido acesso a cursos profissionalizantes e nem ser filho de funcionário da empresa onde o curso será ministrado.

Banner
Banner
Banner

Site Login