Locação: ESTAF contabiliza balanço positivo, apesar de retração do mercado em 2013

13/12/2013 - Locação: ESTAF contabiliza balanço positivo, apesar de retração do mercado em 2013
 
O setor de locação no Brasil se encontra em um ciclo forte de crescimento, mas ainda está percorrendo um longo caminho para o estágio de maturação, quando comparado com outros mercados internacionais. Essa é a avaliação de Gustavo Lima, CEO da ESTAF Equipamentos, uma das cinco maiores locadoras de plataformas aéreas no país e a décima em geradores de energia. “O setor vinha crescendo a taxas de 20% a 30% ao ano, até 2012, mas deve crescer muito pouco até o final deste ano, algo em torno de um dígito”, estima Lima. Para o executivo, essa retração está ligada ao fraco crescimento do PIB nacional em 2013. “Principalmente com relação aos investimentos em infraestrutura, que apesar de terem sido prometidos, sequer saíram do papel”, comenta.
Nesse cenário, a ESTAF Equipamentos vem se destacando como uma empresa em franca expansão, tendo executado pesados investimentos no triênio 2011-2013, que totalizaram um montante de R$ 100 milhões. “Buscamos novos mercados para compensar a acirrada concorrência devido à diminuição de projetos e obras de infraestrutura. Estamos encerrando o ano com um faturamento na casa de R$ 52 milhões, nossa expectativa é expandir esse valor em 13%, em 2014”, revela Lima.
Com 37 anos de atuação no segmento de locação de equipamentos para indústria, construção civil e comércio, a ESTAF vem concentrando esforços para aumentar a carteira de clientes nas áreas da indústria e de serviços na sua receita. “A construção civil ainda responde por 70% do nosso faturamento, mas a nossa meta é chegarmos a 50% construção civil, 30% indústria e 20% serviços, nos próximos três anos”, detalha.
Em paralelo, a ESTAF vem ampliando a atuação de suas unidades na Bahia, em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além da sua matriz, em Pernambuco. “Temos realizado um amplo trabalho na área de governança corporativa, compramos novos equipamentos para dispormos de uma frota diversificada e garantirmos o melhor equipamento para o nosso cliente, e investimos na qualificação da nossa mão de obra. Consequentemente, nossa carteira de clientes cresceu uma média de 10%, este ano”, comenta Lima.
Segundo o CEO, a ideia é atender cada vez melhor os clientes da região Sudeste, onde a empresa participa de importantes obras, como a construção do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, e a Obra do Monotrilho Leste, em São Paulo, além do Itaquá Plaza Shopping, em Itaquaquecetuba, onde a empresa atua fortemente com a unidade de negócios de plataformas aéreas. “Quando no Brasil não se falava em plataformas aéreas, fomos pioneiros na locação desses equipamentos quinze anos atrás”, lembra Lima.
O executivo acredita que o segmento de locação dos equipamentos ainda tem muito para crescer no país. “Nossa taxa de penetração está entre 15 e 20%, enquanto nos Estados Unidos gira em torno de 50%. O maior desafio é profissionalizar as companhias do setor, que ainda atuam sem sistemas, processos e políticas que atendam diretrizes de governança corporativa”, avalia.
Sobre as estratégias da ESTAF para 2014, Lima revela que haverá uma ampliação do número de filiais, com mais três ou quatro locações. “Isso nos possibilitará uma melhor capilaridade, trazendo benefícios para os clientes e a companhia. Além disso, iremos trabalhar fortemente nos pilares pessoas e processos para melhorarmos ainda mais nosso atendimento”, complementa.
 
SOBRE A ESTAF EQUIPAMENTOS - A ESTAF atua no segmento de locação de equipamentos para indústria e construção civil desde 1976. Fundada em Pernambuco, a empresa trabalha com locação de andaimes, oferecendo soluções técnicas de engenharia e atendimento voltados para projetos de diversas complexidades. Também oferece locação e representação de estruturas tubulares, formas metálicas, máquinas e equipamentos de engenharia. Pioneira no Nordeste na locação de plataformas aéreas, a ESTAF atua nesse segmento há 14 anos. Em 2010, ingressou no mercado de energia com geradores de elevada qualidade e torres de iluminação. Com três unidades de negócio (Andaimes, Plataformas Aéreas e Energia), a ESTAF se destaca pela qualidade e agilidade dos seus serviços, oferecendo soluções completas para o cliente na área de locação, assistência técnica e manutenção de peças, máquinas e equipamentos.
 
Gestão de Comunicação Integrada

Banner
Banner
Banner

Site Login