Conselho Superior da FAPESP tem nova Conselheira

13/12/2013 - Conselho Superior da FAPESP tem nova Conselheira
 
Marilza Vieira Cunha Rudge, vice-reitora da UNESP, foi nomeada para integrar conselho da Fundação por um mandato de seis anos
 
Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 12 de dezembro de 2013, o governador Geraldo Alckmin nomeou Marilza Vieira Cunha Rudge, vice-reitora e presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNESP, para integrar, como membro, o Conselho Superior da FAPESP.
A nova conselheira foi nomeada para um mandato de seis anos, em vaga aberta após o término do mandato do conselheiro Herman Jacobus Cornelis Voorwald, atual secretário de Estado da Educação de São Paulo.
Rudge (445 votos), Esper Abrão Cavalheiro (241 votos) e Cláudio Shyinti Kiminami (195 votos) foram os indicados na eleição destinada à elaboração da lista tríplice para a escolha de novo membro do Conselho Superior da FAPESP.
A eleição foi realizada de 4 a 8 de novembro e a apuração do resultado foi feita pela comissão eleitoral na sede da FAPESP. Foram recebidos 978 votos válidos, 18 em branco e quatro nulos, com participação de 83,4% do colégio eleitoral.
Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (1969), Rudge fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital do Servidor Público, obteve título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (1972) e o doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1976).
Desde 1971, ela é docente na Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde atualmente é professora titular de Obstetrícia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia.
Ela foi responsável pela instalação da Maternidade Escola do Hospital das Clínicas de Botucatu- FMB-UNESP. Foi superintendente do Hospital das Clínicas (1999-2001) e diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP (2001-2004). É membro fundador da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo e coordenadora do processo de criação da Unidade de Pesquisa Clínica da Faculdade de Medicina de Botucatu.
Tem experiência na área de saúde da Mulher, com ênfase em diabete e gravidez. Orientou até o momento 30 dissertações de mestrado, 24 teses de doutorado, 18 alunos de iniciação científica e 184 residentes em ginecologia e obstetrícia. Possui publicação expressiva em periódicos nacionais e internacionais (270), 38 capítulos de livro, dois livros e participações em congressos nacionais e internacionais.
Marilza Vieira Cunha Rudge  é líder do Grupo de Pesquisa - CNPq: Diabete e Gravidez Clínico-Experimental e membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.


Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login