Buracos nas calçadas completam mais um aniversário

17/01/2014 - Buracos nas calçadas completam mais um aniversário
 
Há exatamente um ano o Mobilize entregava o relatório Calçadas do Brasil a prefeitos e outras autoridades, como secretários de transportes, diretores de trânsito e representantes do Ministério Público e do Ministério das Cidades. Passados doze meses, não há o que comemorar: nada mudou
 
Em janeiro de 2013, o portal Mobilize Brasil fechou o relatório final da Campanha Calçadas do Brasil e encaminhou cópias do documento aos prefeitos e secretários das cidades avaliadas.
Em São Paulo, o relatório foi entregue em mãos ao prefeito Fernando Haddad no dia 17 de janeiro, durante um evento da Rede Nossa São Paulo. No Rio de Janeiro, o secretário Municipal de Conservação, Marcus Belchior Corrêa Bento, representou o prefeito Eduardo Paes numa reunião com a equipe do Mobilize. E várias outras autoridades, entre secretários de transportes, diretores de trânsito, membros do Ministério Público e representantes do Ministério das Cidades também receberam suas cópias, em mãos ou pelo correio.
Dezenas de reportagens em jornais, revistas, rádio e tevê foram veiculadas em todas as fases da campanha mostrando a extensão do problema, verdadeira epidemia nacional - primeiramente, o Mobilize realizou estudo em 12 capitais e, com a ajuda da própria população, conseguiu gerar posteriormente uma fotografia da situação dos passeios em 39 cidades brasileiras. Como resposta, alguns governantes chegaram a lançar planos e projetos para melhor fiscalizar a conservação dos passeios públicos, mas o fôlego dessas ações durou poucas semanas.
Já faz um ano, mas nada mudou. Os prefeitos dão de ombros para o problema e preferem repetir a desculpa de que "a construção e manutenção das calçadas é responsabilidade dos proprietários dos imóveis". Calçadas, como todos sabem, são um instrumento de mobilidade urbana para estimular o caminhar, a forma mais simples, sustentável e sadia de transporte. E, como está explicitado no relatório, são um dos principais indicadores da qualidade de vida em qualquer localidade.
Na visão da equipe do Mobilize, as calçadas das ruas centrais, centros de bairros e aquelas próximas a áreas de grande circulação de pedestres deveriam ser mantidas diretamente pelo poder público para a garantia de um único padrão de qualidade, segurança e conforto. Só assim as pessoas, inclusive as que têm algum tipo de restrição física, poderão voltar às ruas e praças do país.
 
A campanha Calçadas do Brasil
Chamar a atenção da opinião pública para o problema da má qualidade, falta de manutenção e até ausência das calçadas no país, e estimular as pessoas a denunciar os problemas em suas cidades e pressionar as autoridades. São esses os propósitos da Campanha Calçadas do Brasil, que o Portal Mobilize Brasil vem realizando desde 2012. "Calçadas com boa qualidade são um equipamento fundamental para a mobilidade urbana sustentável. Ainda mais no Brasil, onde, segundo o IBGE (2010), cerca de 30% das viagens cotidianas são realizadas a pé", justifica o coordenador da campanha, Marcos de Sousa.
 
Sobre o Mobilize Brasil - O Mobilize Brasil é um movimento pela mobilidade urbana sustentável, conceito que envolve a implantação de sistemas sobre trilhos, como metrôs, trens e bondes modernos (VLTs), ônibus "limpos", com integração a ciclovias, esteiras rolantes, elevadores de grande capacidade, além da melhoria das calçadas, instrumento básico para que as pessoas possam circular pelas ruas. O objetivo mais geral do Mobilize é a humanização das cidades brasileiras: menos tráfego de veículos, mais transporte público, mais qualidade de vida.
 
Mandarim Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login