Governo do Estado de São Paulo anuncia a criação do Parque Sabesp Butantã com projeto de Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana

22/01/2014 - Governo do Estado de São Paulo anuncia a criação do Parque Sabesp Butantã com projeto de Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana
 
Em cerimônia realizada no último domingo, dia 19 de janeiro, o governador Geraldo Alckmin anunciou o início das obras do terceiro projeto de transformação de reservatórios da Sabesp em Parques-Museus, voltados à temática da educação para a sustentabilidade, tendo como protagonista a Água
 
Ainda carente de espaços públicos para a convivência e educação, a cidade de São Paulo ganhará novos parques em 2014. Com o anúncio realizado pelo governador Geraldo Alckmin no último dia 19 de janeiro de 2014 para o início das obras do Parque Sabesp Butantã, três reservatórios da Companhia de Saneamento Básico, antes limitados a cumprir sua função de armazenamento e distribuição de água, serão convertidos em espaços de uso público, dedicados a estimular a conscientização ambiental e proporcionar cultura, lazer e qualidade de vida à população. Localizados nos bairros de Cangaíba e da Mooca, na Zona Leste, e agora também do Butantã, na Zona Oeste, os Parques-Reservatórios Sabesp são assinados por Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, escritório especializado em projetos urbanos, como o Museu Aberto Cratera de Colônia, a Praça Victor Civita e a requalificação urbana do Jardim Colombo.
Com o objetivo de proporcionar a aproximação da população do elemento Água, resgatar a história da Sabesp, apresentar projetos de pesquisa em andamento e estimular o convívio social em ambientes públicos da cidade, os projetos contemplam a criação de Parques -Museus Abertos com espaços dedicados ao aprendizado sobre Bio Tratamento de água e efluentes, consumo e desperdício, preservação e educação ambiental. Cada um dos parques contará com uma rota lúdica de ensino sobre o ciclo das águas, com informações sobre o caminho que esse importante recurso percorre desde as represas até a casa dos usuários: captação, armazenamento, tratamento, aplicação de novas tecnologias sustentáveis, distribuição e consumo da água na cidade.
De acordo com os preceitos da construção sustentável, os projetos adotam construções com sistemas pré-fabricados seguindo o conceito de obra seca, o que garante economia de água, racionalização no canteiro de obras e minimização de resíduos. Para garantir a permeabilidade do solo, pisos drenantes serão aplicados nos pavimentos e passeios públicos. A arborização será intensificada e as calçadas alargadas, com atendimento às diretrizes de acessibilidade e desenho universal. Para incentivar o uso de meios de transporte limpos, os parques contarão com bicicletários. E ainda com coleta seletiva de lixo.
 
Parque Sabesp Butantã
Além da preservação da vegetação existente, o projeto do terreno com mais de 10 mil m² que fica na rua Coronel Ferreira Leal, 305 - Jardim Bonfiglioli, contempla ainda o plantio de 96 novas árvores e mais de mil novas mudas de diferentes espécies arbustivas e trepadeiras para adensar a presença do verde no local. "Além de ser um espaço para convivência, educação ambiental e lazer da população, o Parque Sabesp Butantã deve promover a  valorização de todo o entorno do reservatório", afirma Adriana Levisky, arquiteta urbanista titular do escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana. Rampas e escadarias conectarão as partes baixa e alta do terreno, proporcionando acessibilidade e travessia interativa.
O projeto contará, ainda, com outros equipamentos de lazer, esporte e qualidade de vida, como:
- Mirante e decks suspensos para contemplação;
- Playground Infantil com piso emborrachado antiderrapante;
- Área de atividades para a Terceira Idade com academia ao ar livre;
- Espaços de convivência;
- Ecopostos de coleta seletiva.
 
Parque Sabesp Cangaíba
O espaço com cerca de 12.300 m² localizado entre a avenida Cangaíba e a rua Elisiária Espínola, que hoje armazena 10 milhões de litros de água potável, ganhará infraestrutura de lazer e cultura, além de projeto paisagístico com 2078 mudas de diferentes espécies arbustivas e 120 árvores. O investimento para a criação do parque é de R$ 5,3 milhões, com inauguração prevista para julho de 2014.
As árvores existentes serão mantidas, e a arborização será ampliada com 156 novos exemplares de espécies nativas, como a Quaresmeira, o Ipê Amarelo e o Mulungu. De acordo com cálculos da Sabesp, mais de 367 mil paulistanos devem ser beneficiados com o parque.
O projeto contará, ainda, com outros equipamentos de lazer, esporte e qualidade de vida, como:
- Campo de futebol em grama sintética com arquibancada;
- Playground Infantil com piso emborrachado antiderrapante;
- Área de atividades para a Terceira Idade com academia ao ar livre;
- Praça superior com mirante para contemplação da vista do bairro;
- Espaços de convivência com bancos, mesas de xadrez e áreas de exposições;
- Ecopostos de coleta seletiva.
 
Parque Sabesp Mooca
Um investimento de R$ 10,5 milhões deverá transformar a área da Torre da Caixa D’Água em um parque de 21 mil m², área equivalente ao Parque Buenos Aires, em Higienópolis. Instalado no ponto de encontro entre a avenida Paes de Barros e as ruas Sebastião Preto e Terenas, o terreno, que receberá 206 novas árvores e cerca de 3 mil arbustos e trepadeiras será uma nova opção de área verde para os 75 mil moradores do bairro.
O projeto contará, ainda, com outros equipamentos de lazer, esporte e qualidade de vida, como:
- Área gramada livre e quadra esportiva;
- Chafarizes e espelhos d’água;
- Playground Infantil com piso emborrachado antiderrapante;
- Área de atividades para a Terceira Idade com academia ao ar livre;
- Praça de contemplação sobre o reservatório;
- Espaços de convivência;
- Ecopostos de coleta seletiva.
 
SOBRE Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana - O escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana atua no desenvolvimento de projetos arquitetônicos e urbanos, na consultoria em ações estratégicas vinculadas à legislação urbanística e edilícia e na aprovação de projetos complexos. A trajetória da empresa vem sendo marcada pela preocupação com questões urbanas, em busca da viabilização e implantação de empreendimentos com alta complexidade. O objetivo é apresentar soluções de projetos com foco na qualidade de vida, baixo consumo energético, reaproveitamento de materiais e interação de espaços construídos e naturais. Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana investe em ações público-privadas buscando a integração dos agentes que constituem a cidade e nela convivem, aprendem e criam vínculos.
Principais Projetos: - Requalificação Urbana do Núcleo Jardim Colombo – Paraisópolis. Área: 66.560m². - Requalificação Urbana do Núcleo Mata Virgem. Área: 1.537.650m². - Nova unidade Senac São Miguel Paulista. Área: 26.000m². - Unidade Avançada Perdizes do Hospital Albert Einstein. Área: 2.500m². - Residencial Rubens Lara (habitação de interesse social em Cubatão). Área: 200.000m². - Requalificação Urbana da Avenida 9 de julho | Praça XIV Bis. Área: 38.116m². - Museu Aberto Cratera de Colônia. Área: 2.4 milhões m². - Praça Victor Civita - Museu Aberto da Sustentabilidade. Área:  13.600m². - Plano Diretor Urbanístico e Estudo de Viabilidade para ampliação do complexo hospitalar Hospital Israelita Albert Einstein. Área: 160.500m².
 
Sobre Adriana Levisky - Formada pela FAU-USP e mestre pela FFLCH-USP, Adriana Levisky é arquiteta urbanista  titular da Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, vice-presidente da AsBEA São Paulo (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), representante do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) na CEUSO (Comissão de Edificações e Uso do Solo) e conselheira do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável). www.leviskyarquitetos.com.br

Pitanga Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login