ABB e SJ fazem parceria em investimento para upgrade de $590 milhões do sistema ferroviário da Suécia do futuro

27/01/2014 - ABB e SJ fazem parceria em investimento para upgrade de $590 milhões do sistema ferroviário da Suécia do futuro
 
Registro do retrofit do sistema elétrico para os 36 trens de alta velocidade do país irá melhorar a pontualidade, confiabilidade e eficiência energética
 
A ABB, grupo líder em tecnologias de energia e de automação e a SJ, uma operadora ferroviária estatal sueca,  anunciaram na última semana o retrofit do sistema elétrico para os 36 trens de alta velocidade SJ 2000.
A SJ investirá cerca de 4 bilhões de coroas suecas em um abrangente upgrade desses trens para os quais a ABB irá fornecer e instalar tecnologia de eficiência energética para aproximadamente 1,4 bilhão de coroas suecas ($200 milhões). A ABB irá registrar seu pedido para o primeiro trimestre de 2014.
Toda a conversão de energia e sistemas de controle nos trens, que foram lançados no final dos anos 80 serão substituídos por tecnologia moderna para 2020. Os trens também serão atualizados com um novo e moderno design interior.
O primeiro trem que terá o retrofit será entregue em 2015. Após o teste e avaliação bem-sucedidos, o restante dos trens serão atualizados gradativamente a partir de 2019. A montagem e desmontagem serão feitas na Suécia junto com uma parceira local.
Os sistemas elétricos atualizados do SJ 2000 irão garantir uma fonte de alimentação mais confiável enquanto reduz o uso de energia significativamente. Pontualidade, confiabilidade e maior conforto são os principais fatores para melhorar a satisfação do cliente.
”A necessidade e a demanda para viagens ecologicamente corretas e confortáveis continuarão aumentando. As jornadas de trem dos passageiros subiram mais de 59% de 1997 a 2010. Todos os sinais apontam para um futuro aumento, não menos importante em termos de viagens de negócios à medida que as empresas cumprem seus compromissos de sustentabilidade", disse Crister Fritzson, CEO da SJ. “Essa iniciativa irá possibilitar a SJ oferecer as viagens de trem mais confortáveis nas principais linhas internas da cidade por um longo periodo”.
“A reforma de trens de alta velocidade é um mercado em ascensão para o ramo ferroviário da ABB para o qual estamos muito bem posicionados, construindo energia combinada com as soluções em automação de nossa empresa", declarou Ulrich Spiesshofer, CEO da ABB. "Com um portfólio abrangente de soluções em tração, pacotes eletrônicos de energia e experiência na gestão de projetos, na Suécia e no mundo, somos um parceiro de confiança para os operadores de trem de classe mundial e para a SJ aqui na Suécia”.
O escopo de fornecimento da ABB inclui conversores de tração, transformadores de tração, carregadores de bateria, sistemas de controle de trem e equipamentos de informação e entretenimento. Esse projeto segue a reforma bem-sucedida da ABB dos trens InterCityExpress (ICE 1) de alta velocidade operados pela Deutsche Bahn, operadora ferroviária nacional da Alemanha.
Os vagões do trem SJ 2000 foram construídos por uma das empresas antecessoras da ABB, a ASEA, no final dos anos 1980. O trem é um dos melhores do mundo em sua classe em termos de conforto, espaço e serviço. É o único trem na Suécia com inclinação de cesto especialmente concebida que mantém os passageiros confortáveis durante a viagem em alta velocidade ao longo das muitas seções curvadas da malha ferroviária sueca.
A ABB tem um longo histórico de fornecimento de tecnologias inovadoras e eficientes em energia para o setor ferroviário, fabricando e entregando todos os componentes e subsistemas utilizados nas malhas urbanas, intermunicipais e de alta velocidade, tanto para a infraestrutura ferroviária quanto para o material circulante. Com uma vasta base global instalada, a ABB também fornece assistência técnica de vida útil, incluindo manutenção e retrofits.
 
Sobre a ABB - A ABB (www.abb.com) é líder em energia e tecnologias de automação, que proporcionam vantagens aos clientes, como a melhoria de sua performance enquanto reduzem seus impactos ambientais. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega aproximadamente 150.000 pessoas.
 
Sobre a SJ - Todos os dias, 100.000 pessoas viajam com a SJ, a maior operadora de trens da Suécia. Cinco mil funcionários trabalham para manter as jornadas seguras, confiáveis, confortáveis e simples. A SJ opera diariamente 1.430 partidas, alcançando 160 estações. Todas as jornadas com os trens SJ na Suécia possuem o certificado de Boa Escolha Ambiental (Good Environmental Choice, no original). Em 2012, a SJ arrecadou 8,5 bilhões de coroas suecas.
 
KREAB & GAVIN ANDERSON

Banner
Banner
Banner

Site Login