DAE/SCS alerta população para economizar água no verão

31/01/2014 - DAE/SCS alerta população para economizar água no verão
 
São Caetano do Sul é 100% abastecida de água pelo Sistema Cantareira da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que informou, nesta semana, que o nível do reservatório é o mais baixo dos últimos 10 anos. Segundo comunicado da Sabesp, a falta de chuvas em dezembro - o menor índice dos últimos 84 anos - agravou o problema, deixando o sistema com apenas 24% da capacidade. O Departamento de Água e Esgoto (DAE) da cidade alerta que neste momento é muito importante que a população colabore mais para economizar água.
O diretor geral do DAE/SCS, Welington Kalil, ressaltou que é fundamental que todos sigam as orientações de uso responsável para que no futuro não tenha racionamento ou desabastecimento no município. “Para nós, cada morador é um defensor do meio ambiente. Trata-se de um recurso natural que deve ser preservado. Mensagens de atenção serão impressas nas faturas. Inclusive, estamos trabalhando numa campanha abrangente sobre o consumo consciente que vai para as ruas em breve”, completou.
A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que um ser humano gaste 110 litros de água por dia em casa, o adequado para as necessidades de consumo e higiene. Porém, vários brasileiros utilizam mais de 200 litros por dia, um desperdício muito grande que, ao longo da vida de uma pessoa, encheria uma piscina olímpica.
De acordo com o chefe da Divisão Técnica da autarquia, Eng. Osmar Silva Filho, com a chegada do verão e das altas temperaturas, o consumo de água aumenta significativamente. “Nesses meses, o acréscimo é em média de 22% no consumo total de São Caetano. Aqui, cada habitante utiliza 257 litros por dia. A meta é o indicado pela ONU. Além de reduzir o valor da conta, utilizar a água de forma racional também coopera com a natureza e com o coletivo. Sabendo usar, não vai faltar”, concluiu.
 
Dicas de economia
O DAE/SCS recomenda que o consumidor adote algumas atitudes diárias:
- Tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;
- Lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboar;
- Não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;
- Ao lavar o carro, use um balde ou qualquer recipiente;
- Acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só;
- Deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer barba.
 
Sobre o DAE/SCS - O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul é uma autarquia municipal que promove estudos e trabalhos técnicos relativos à construção, ampliação e remodelação dos sistemas de abastecimento de água e coleta de esgotos sanitários; manutenção, operação e exploração dos serviços de água e esgoto; lançamento, fiscalização e arrecadação das taxas e tarifas referentes aos serviços prestados à população; e ainda cadastro das propriedades beneficiadas pelos seus serviços.
A autarquia municipal foi criada em 19 de dezembro de 1969, pela Lei n.º 1.813, e tem capacidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira. O trabalho do DAE levou São Caetano, em 1988, a uma posição invejável no cenário brasileiro. O município tem 100% de infraestrutura de saneamento básico. Em 2009, o primeiro da Grande São Paulo a conseguir 100% de coleta e tratamento de esgoto.
A água que abastece os sulsancaetanenses vem do Sistema Cantareira e o esgoto é tratado na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) ABC, ambos administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Ao todo, são 73 mil imóveis atendidos, entre residências, comércios e indústrias, ligados em 37 mil hidrômetros, num universo consumidor de 149 mil munícipes. As redes de água e de esgoto possuem, respectivamente, 445 e 324 quilômetros de tubulação instalada. É pioneiro na utilização da água de reúso no Brasil, uma iniciativa responsável, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. É líder nas ações educacionais e de sustentabilidade, coordenando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), o tratamento e a destinação final do lixo e o Centro de Triagem da Coleta Seletiva, localizado no Bairro Prosperidade, onde é feita a separação e o encaminhamento dos materiais recicláveis recolhidos diariamente na cidade.
 
Imprensa DAE/SCS

Banner
Banner
Banner

Site Login