Funcionários perdem uma semana de trabalho por ano nas PMEs por conta de tecnologias defasadas

05/02/2014 - Funcionários perdem uma semana de trabalho por ano nas PMEs por conta de tecnologias defasadas
 
Dados mostram que as pequenas empresas estão prolongando o tempo de vida dos PCs mais do que nos anos anteriores, aumentando os custos de manutenção; Gastos com reparos podem igualar ou exceder o investimento em PCs novos; Quarenta e duas horas de trabalho são perdidas quando um PC mais antigo precisa de reparos
 
Uma pesquisa realizada pela Techaisle a pedido da Intel revelou dados alarmantes em relação às pequenas empresas. Na média, os funcionários perdem uma semana – ou 42 horas de trabalho - por ano em função de problemas com PCs antigos. Em contrapartida, 27% das 736 empresas entrevistadas afirmaram que a prioridade delas é reduzir o custo de TI.
O estudo realizado com representantes do Brasil, China, Alemanha, Índia, Rússia e Estados Unidos, mostrou que todas elas estão prolongando a vida de seus PCs muito além da data de atualização recomendada. Em 36% delas, os PCs têm mais de quatro anos de uso, e por isso exigem mais manutenção, afetando a produtividade dos funcionários e elevando os custos. Ainda segundo o estudo, investimentos em novas máquinas, em alguns casos, sairiam mais barato.
“A atualização para um PC novo é uma das escolhas mais inteligentes que uma empresa pode fazer”, explica Carlos Luzzi, diretor do segmento corporativo da Intel Brasil. “Os PCs são considerados a base de muitas empresas e este estudo deixa clara a necessidade de atualizá-los regularmente”.
No que tange aos gastos com os PCs mais antigos, os serviços de reparo e manutenção são 1,5 vezes mais frequentes, o que gera, em valor, custos de, em média, US$ 427 por PC com mais de quatro anos de uso. Isto equivale a 1,3 vezes o valor do mesmo serviço para PCs novo ou seminovo. Por exemplo, entre as empresas com 50-99 empregados, o custo médio de reparo de PCs antigos é US$521 por ano, ou 1,4 vezes o custo de reparo de um PC com menos de quatro anos de vida.
Outro risco tem relação com segurança e custos que aumentarão no próximo ano. Das empresas participantes da pesquisa, 47% delas não estavam informadas de que a Microsoft encerrou o serviço de suporte para a popular plataforma Windows XP*, aumentando a carga de manutenção. Além disso, sem as atualizações automáticas que ajudam a proteger os PCs, valiosos dados de negócios ficam mais vulneráveis aos vírus e riscos de segurança.
 
Investimentos refletem melhor desempenho
Os pequenos empresários acreditam que com PCs mais novos, o desempenho de aplicativos rodando simultaneamente sem nenhuma degradação do sistema seria 60% maior em comparação com os PCs antigos. O avanço é significativo na medida em que as pequenas empresas estão usando tipos de aplicativos cada vez mais diversificados simultaneamente, incluindo aplicativos de produtividade empresarial, e-mail e internet, bate-papo e vídeo online, aplicativos de linhas de negócios, finanças e contabilidade, interações nas redes sociais bem como música e jogos.
O estudo revelou, no entanto, que 60% das pequenas empresas só pretendem substituir seus PCs antigos quando o custo de reparo for equivalente ao investimento em máquinas novas. No entanto, a maioria delas relatou que frequentemente enfrentam problemas de desempenho de aplicativos e do sistema, ataques de Malware e questões relativas à conectividade oriundas do tempo de uso do PC.
“Apesar da dificuldade de quantificar o impacto da perda de produtividade decorrente desses problemas, eles também contribuem significativamente para a perda de produtividade e insatisfação do empregado”, destaca Luzzi, da Intel.
 
Novos PCs reduzem a carga das pequenas empresas
Novos sistemas 2 em 1, all-in-ones, desktops e Ultrabooks equipados com processadores de última geração oferecem às empresas menor custo total de propriedade, maior duração de bateria e melhor desempenho para os aplicativos de produtividade para empresas em relação aos sistemas com mais de quatro anos de uso. Além disso, existem tecnologias desenvolvidas exclusivamente para o uso corporativo como Intel® vPro™ e Intel® SBA (Small Business Advantage), que podem automatizar a manutenção para pequenas empresas sem uma equipe de TI dedicada.
 
Metodologia da Pesquisa
O estudo sobre a atualização dos PCs em pequenas empresas da Intel foi realizado pela Techaisle em abril. Um total de 736 empresas de pequeno porte (entre um e 99 funcionários) baseadas no Brasil, China, Alemanha, Índia, Rússia e Estados Unidos preencheram um questionário de 20 minutos. Os participantes foram os tomadores das decisões de TI com uma quota de amostragem fixada pela quantidade de funcionários. Os resultados deste estudo elaborado pela TechAisle estão disponíveis para download em Intel.com.
 
Sobre a Intel - A Intel (NASDAQ: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica as tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em http://newsroom.intel.com/community/pt_br
 
Burson-Marsteller

Banner
Banner
Banner

Site Login