A importância da AEAMESP nos trabalhos de integração dos meios de transporte

12/02/2014 - A importância da AEAMESP nos trabalhos de integração dos meios de transporte
 
Os sistemas sobre trilhos dotarão o País de meios de deslocamento mais capazes de impulsionar a economia, de reduzir o desperdício energético e garantir a sustentabilidade ambiental e o efetivo direito à cidadania
 
O texto faz parte do discurso do presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), Emiliano S. Affonso Neto por ocasião da cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), para o triênio 2014/2016, realizada (6/02), na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP).
Fazem parte da Diretoria executiva: Emiliano S. Affonso Neto, Presidente; Ayres Rodrigues Gonçalves, Vice-presidente de Administração e Finanças; Arnaldo Pinto Coelho, Vice-presidente de Atividades Técnicas; Carlos Augusto Rossi, Vice-presidente de Assuntos Associativos; Agostinho Minicuci Junior, 1º Diretor Tesoureiro; Antônio Luciano Videira Costa, 2º Diretor Tesoureiro; Maria Toshiko Yamawaki, 1º Diretor Secretário; Luiz Antônio Cortez Ferreira, 2º Diretor Secretário.
O Conselho Deliberativo é composto por: Plínio Assmann, Manoel Santiago da Silva Leite, Mohamed Choucair, Mara Silvana Siqueira, Fabio Tadeu Alves, Odécio Braga de Louredo Filho, Antônio Fioravanti, Pedro Armante C. Machado, Valter Belapetravicius, Rolando José Santoro Netto, Thais S. Ambrósio G. Herani, Sidiney Assis da Silva Junior.
E integram o Conselho Fiscal: Iria A. Hissnauer Assef, Antônio Marcio Barros Silva e Luiz Eduardo Argenton.
Em seu pronunciamento, o novo Presidente da AEAMESP ressaltou o excelente trabalho e às conquistas da Diretoria anterior, presidida por José Geraldo Baião.
 
A seguir o discurso do novo Presidente da AEAMESP, Emiliano Stanislau Affonso Neto.
Senhoras e Senhores,
Nesta noite iniciamos uma nova etapa na trajetória da nossa AEAMESP.
Eu, meus companheiros da Diretoria Executiva e os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal tomamos posse para um mandato de três anos. Será um período de alegrias e de desafios.
As alegrias se referem à possibilidade de convívio com tantos e tantos companheiros e parceiros no ambiente sempre amistoso, harmonioso e cooperativo, que, gestão após gestão, temos conservado em nossa Associação e com as entidades parceiras.
Sobre os desafios, é preciso ressaltar sua importância. Foram eles que nos levaram a criar a AEAMESP. Eles nos instigaram a construir uma entidade sempre atenta ao desenvolvimento profissional e tecnológico em nosso setor e às necessidades da nossa sociedade. E também nos ensinaram a reagir com firmeza e determinação a cada uma das ameaças com as quais nos deparamos.
Lidar com os desafios é crucial. Ainda mais porque vivemos um tempo complexo. Há o anseio por mudanças e por prosperidade, mas, também, certa confusão sobre como alcançar tais desígnios.
A imensa maioria procura o caminho da participação eloquentemente pacífica. Porém, alguns têm dado mostras de que não entendem o significado dos direitos em uma sociedade livre (que lutou muito pela Liberdade e não quer abrir mão dela).
Assim, a AEAMESP se colocará sempre ao lado da liberdade de ideias e de manifestação e repudiará quaisquer atos que atentem contra esses valores que nos são caros.
Nós, profissionais que trabalhamos nos sistemas metroferroviários, integramos uma comunidade técnica e profissional de importância crescente em nosso País.
Nossa expertise, adquirida originalmente nas escolas, foi sendo temperada na atuação quotidiana no planejamento, implantação, operação e manutenção dos mais complexos e precisos meios de transporte urbano, solução efetiva para garantir a mobilidade nos grandes centros.
Devemos nos orgulhar dessa nossa condição e trabalhar para que nosso País efetive os projetos de transporte sobre trilhos.
Refiro-me às ligações urbanas e metropolitanas sobre trilhos e também ao transporte ferroviário de longo percurso, alternativas capazes de consolidar a indústria em nosso setor, e fazer avançar as profissões técnicas e o domínio que temos sobre as tecnologias novas e tradicionais nesse campo.
Trabalhamos com a certeza de que os sistemas sobre trilhos sejam eles de média ou grande capacidade, dotarão o País de meios de deslocamento mais capazes de impulsionar a economia, de reduzir o desperdício energético e garantir a sustentabilidade ambiental e o efetivo direito à cidadania.
Quando anunciamos nossa candidatura, o fizemos com base num programa. É fundamental, portanto, que neste momento relembre alguns pontos manifestados naquela oportunidade.
Vamos trabalhar para ampliar a base de associados, atraindo, sobretudo, jovens profissionais. Vamos promover ações de desenvolvimento e capacitação e atividades que motivem a sua participação.
Buscaremos incentivar e apoiar a participação em eventos, comitês técnicos e em entidades nacionais e internacionais do setor, e promover a aproximação e a atuação conjunta com órgãos internacionais de cooperação técnica, visando propiciar aos associados oportunidades de desenvolvimento profissional oferecidas por essas organizações.
Esta Diretoria vai participar de proposições para a melhoria da mobilidade em nível municipal, estadual e federal, e promover e participar de seminários e foros de discussão sobre modos de transporte e sua implementação.
Nas três esferas de governo, vamos estreitar laços com o Poder Executivo – em especial com as Secretarias de Transporte, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e também com o Poder Legislativo, atuando junto às frentes e comissões parlamentares em prol do transporte e da mobilidade.
Vamos procurar nos aproximar ainda mais das empresas operadoras e reforçar os laços com as entidades do setor. Trabalharemos para contar com representantes nos conselhos de fiscalização do exercício profissional e em outras entidades profissionais e técnicas, atuando nos assuntos relativos à mobilidade.
Buscaremos divulgar nas universidades os sistemas metroferroviários e seus benefícios para o desenvolvimento das cidades, procurando despertar nos jovens universitários o interesse pelo setor.
Trabalharemos também para promover e participar de iniciativas em defesa da mobilidade sustentável e da qualidade ambiental das cidades brasileiras.
Temos um grande desafio pela frente, o de colaborar para o crescimento e melhoria das redes metroferroviárias, identificando gargalos e trabalhando para sua mitigação, criando parcerias e buscando o envolvimento da sociedade em ações que vissem a implantação de novas linhas.
Cuidaremos especialmente da Semana de Tecnologia Metroferroviária. Queremos que nossa Semana alavanque novas ações para a melhoria do setor, por meio da abordagem dos mais agudos e significativos temas, sempre com transparência e determinação.
Trataremos de promover eventos técnicos e estratégicos ao longo de todo o ano, retomando a regularidade do tradicional AEAMESP Debates e, a exemplo da Semana de Tecnologia Metroferroviária, buscaremos envolver as empresas e entidades do setor na formulação da temática e da programação desses eventos de difusão e de debate de temas técnicos, tecnológicos e estratégicos.
Em pouco mais de 23 anos de existência, a AEAMESP se tornou um dos faróis mais importantes do setor metroferroviário. Esta é uma grande responsabilidade para todos nós – dirigentes e associados – mas nós sempre a aceitamos, com coragem, firmeza de propósito e o coração limpo.

Muito obrigado!


Assessoria de Imprensa da AEAMESP
Digital Assessoria - Comunicação Integrada

Banner
Banner
Banner

Site Login