IPT inicia fase final de análise da estrutura do Memorial da América Latina

17/02/2014 - IPT inicia fase final de análise da estrutura do Memorial da América Latina
 
Pesquisadores irão utilizar ferramentas de última geração, como o GPR; previsão é que trabalhos sejam concluídos em 75 dias
 
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) iniciou a fase final de análise da estrutura do auditório Simon Bolívar, do Memorial da América Latina, atingida por um incêndio em novembro de 2013. Técnicos do Instituto irão utilizar métodos tradicionais, como a retirada de corpos de provas e a execução de ensaios de esclerometria, e ações inovadoras, como um radar de penetração GPR (Ground Penetrating Radar), que permitirá a coleta rápida de dados sobre as propriedades do concreto de maneira não destrutiva. Depois desta avaliação, os pesquisadores irão propor ações para a recuperação do local. A previsão é concluir esta análise em 75 dias.
O diretor-presidente do IPT, Fernando Landgraf, afirma que as características estruturais do prédio serão mantidas. "Nossos técnicos garantem que o prédio será recuperado sem perder a obra de arte que é", ressalta Landgraf.
Esta é a segunda fase do trabalho do Instituto, que começou após a limpeza do auditório, com um trabalho multidisciplinar envolvendo a Seção de Engenharia de Estruturas, Seção de Geotecnia e o Laboratório de Materiais de Construção Civil.
 
Atelier de Imagem e Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login