Trabalhadores e empresas apostam em certificação para conquistar novos mercados

25/02/2014 - Trabalhadores e empresas apostam em certificação para conquistar novos mercados
 
Com o mercado imobiliário cada vez mais disputado, fornecedores do segmento de construção civil têm apostado na conquista de certificações de qualidade – como a ISO 9001 – como forma de ganhar competitividade e conquistar novos mercados, que estão cada vez mais exigentes quanto à credibilidade das prestadoras de serviço. Como consequência desse movimento, as empresas certificadoras – responsáveis por auditar organizações que solicitam alguma modalidade de certificação – tem visto a demanda crescer, impulsionando o faturamento do setor.
Segundo o diretor de Certificação da SAS Certificadora, Carlos Henrique Rocha, muitos empreendimentos de grande porte só trabalham com fornecedores com sistemas de gestão certificados por uma auditoria independente. O programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, exige que todas as empresas participantes possuam certificação PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat), do Ministério das Cidades.
Com quinze anos de atuação, a SAS viu seu faturamento crescer quase 300% nos últimos cinco anos. Entre 2012 e 2013, por exemplo, o número de construtoras certificadas pela empresa saltou de 450 para 600, um aumento de 30%. “Os empresários estão amadurecendo e já percebem que ser reconhecido por uma gestão de qualidade, em qualquer área de atuação, é uma forma de abrir portas para novos negócios, financiamentos, licitações etc”. afirma Carlos Henrique.
Certificada nas normas SiAC/ PBQP-H e ISO 9001:2008, a Direcional Engenharia já entregou mais 80 mil unidades nos dez Estados brasileiros em que atua. Em 2012, foi considerada a quarta maior empresa do setor no Brasil, segundo ranking da ITC. “Somos certificados desde 2003, o que nos abriu muitas portas, principalmente no caso do programa Minha Casa, Minha Vida. Nos últimos anos, ter certificações tornou-se uma exigência básica em nossos empreendimentos”, afirma Karina Cattoni Camelo, responsável pela área de gestão da qualidade da Direcional.
Além de empresas, trabalhadores do segmento de construção civil também recorrem à certificação profissional para atestar a competência e conquistar um diferencial no mercado. O Senai-MG, por exemplo, oferece certificações em onze ocupações relacionadas ao setor, entre as quais estão os ofícios de pintor, pedreiro e técnico em edificações. De acordo com a instituição, as competências do profissional são avaliadas por meio de prova escrita e / ou prática, baseada nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
 
Sobre a SAS Certificadora - Com cerca de 70 auditores, distribuídos por vários estados brasileiros, a SAS Certificadora já certificou mais de três mil empresas, no Brasil e no exterior. Atualmente, oferece certificação em sistemas de gestão: Sistema de avaliação da conformidade de serviços e obras da construção civil (SiAC / PBQP-H), sistemas da gestão ambiental (ISO 14001:2004), sistemas de gestão da saúde e segurança ocupacional, sistemas de gestão da responsabilidade social.
 
Hipertexto Consultoria e Assessoria de Imprensa

Banner
Banner
Banner

Site Login