São Caetano já reduz consumo de água em 18% e evita racionamento

14/03/2014 - São Caetano já reduz consumo de água em 18% e evita racionamento
 
As ações da campanha Consumo Consciente do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul trazem resultados positivos a cada dia que passa. Até o momento, o município já reduziu o consumo de água em 18%, 100 litros por segundo a menos, evitando um possível racionamento. Este saldo é de suma importância para preservação do manancial do Sistema Cantareira, responsável por abastecer 100% da cidade, que continua em situação crítica, com cerca de 15% de sua capacidade.
Nesta quinta-feira (13/3), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), motivada pela determinação dos órgãos reguladores, anunciou a redução da vazão entregue aos municípios que recebem água por atacado do Sistema Cantareira. Segundo a nota oficial da Sabesp, “na ocasião, a cidade de São Caetano do Sul que recebia 550 litros/s, passou a adotar ações de gestão, campanhas de uso racional e a quantidade foi reduzida para 450 litros por segundo, representando uma economia de 18%. Portanto, para São Caetano do Sul não haverá mudanças, pois já houve uma redução de consumo, diante das ações de gestão da autarquia municipal."
De acordo com o diretor geral do DAE/SCS, Welington Kalil, a Sabesp já havia proposto a redução de 20% no volume de entrega em reunião no começo de fevereiro. “Nós acatamos a iniciativa e começamos a trabalhar. A operação não aconteceu de uma vez só. A diminuição da vazão de água vem acompanhando a redução da demanda. Este tempo foi essencial para que pudéssemos colocar a campanha na rua ao longo do mês passado. Assim, conseguimos atingir níveis de evolução excelentes. A nossa meta é baixar o consumo em 20%. E estamos próximos disso”, observou.
Kalil atribuiu o sucesso da campanha devido a dois fatores: ações operacionais e de comunicação. “Todos entenderam a mensagem. Estão de parabéns, pois vêm fazendo a sua parte. O engajamento do povo de São Caetano é diferenciado. Temos que manter e seguir em frente. Para nós, cada morador é um defensor do meio ambiente. Trata-se de um recurso natural que deve ser preservado. Por isso, estamos prospectando novas ações para promover mais uma campanha abrangente no município inteiro, neste mês de março, durante a Semana da Água”, ressaltou.
Os três reservatórios setoriais da cidade estão sendo monitorados diariamente on-line. Para diminuir ainda mais o consumo desnecessário, o Departamento aplicou, das 23h às 4h, pequena redução na pressão com que a água é enviada aos usuários. O diretor geral garantiu, no entanto, que a força está acima do índice mínimo definido por regulamentações técnicas da área. O objetivo é fazer com que menor volume do líquido seja desperdiçado quando uma torneira é deixada aberta por tempo prolongado.
Outra medida adotada foi a intensificação nas ações para detecção de vazamentos, o que diminuiria a perda d’água no percurso entre os reservatórios e os consumidores finais. Atualmente, cerca de 24% da água distribuída pela autarquia no município não é contabilizada. Isso se deve a rompimentos em tubulações ou fraudes no sistema. “Nossa meta é diminuir esse índice para 15% até o fim de 2016”, concluiu.
Campanha
Com o slogan “É HORA DE TOMAR CONSCIÊNCIA”, a campanha Consumo Consciente do DAE/SCS foi iniciada há mais de um mês. Conta com uma série de ações de comunicação que foram implantadas para combater o desperdício. A entrega de material orientativo porta a porta com agentes nas residências, comércios e indústrias continua em andamento para atingir 100% da população (90% já contemplada).
Além disso, mensagens de atenção impressas nas contas e avisos de excesso de consumo aos usuários que estão utilizando água acima da média. Também foram realizadas panfletagens em áreas comerciais com grande concentração de pessoas e disparos de ligações gravadas para 48 mil linhas telefônicas (telemarketing).
Outdoors públicos foram instalados pela cidade, busdoors em linhas de ônibus municipais e intermunicipais, faixas espalhadas estrategicamente nos 15 bairros, banners nos canteiros centrais das avenidas Goiás e Presidente Kennedy, informativos e cartazes nas escolas e prédios públicos, site e redes sociais.
Dicas
O DAE/SCS recomenda que o consumidor adote algumas atitudes diárias:
- Tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;
- Lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboar;
- Não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;
- Ao lavar o carro, use um balde ou qualquer recipiente;
- Acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só;
- Deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer barba.
Outro fator que contribui para o desperdício de água são os vazamentos. Em caso de dúvidas no consumo ou problemas em instalações hidráulicas, dirija-se à agência da autarquia, localizada no Palácio das Águas (Av. Fernando Simonsen, 303, Bairro Cerâmica). O atendimento ao público funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Informações, solicitações de serviços e reclamações, ligue 2181-1800.
 
Sobre o DAE/SCS - O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul é uma autarquia municipal que promove estudos e trabalhos técnicos relativos à construção, ampliação e remodelação dos sistemas de abastecimento de água e coleta de esgotos sanitários; manutenção, operação e exploração dos serviços de água e esgoto; lançamento, fiscalização e arrecadação das taxas e tarifas referentes aos serviços prestados à população; e ainda cadastro das propriedades beneficiadas pelos seus serviços.
A autarquia municipal foi criada em 19 de dezembro de 1969, pela Lei n.º 1.813, e tem capacidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira. O trabalho do DAE levou São Caetano, em 1988, a uma posição invejável no cenário brasileiro. O município tem 100% de infraestrutura de saneamento básico. Em 2009, o primeiro da Grande São Paulo a conseguir 100% de coleta e tratamento de esgoto.
A água que abastece os sulsancaetanenses vem do Sistema Cantareira e o esgoto é tratado na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) ABC, ambos administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Ao todo, são 73 mil imóveis atendidos, entre residências, comércios e indústrias, ligados em 37 mil hidrômetros, num universo consumidor de 149 mil munícipes. As redes de água e de esgoto possuem, respectivamente, 445 e 324 quilômetros de tubulação instalada.
É pioneiro na utilização da água de reúso no Brasil, uma iniciativa responsável, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. É líder nas ações educacionais e de sustentabilidade, coordenando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), o tratamento e a destinação final do lixo e o Centro de Triagem da Coleta Seletiva, localizado no Bairro Prosperidade, onde é feita a separação e o encaminhamento dos materiais recicláveis recolhidos diariamente na cidade.
 
Comunicação DAE-SCS

Banner
Banner
Banner

Site Login