Sociedade moderna é retratada pela MVC no Bairro Compósitos na Feicon - Batimat 2014

14/03/2014 - Sociedade moderna é retratada pela MVC no Bairro Compósitos na Feicon - Batimat 2014
 
Empresa mostra as inúmeras possibilidades de aplicação dos compósitos
 
A MVC, líder brasileira no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente às Empresas Artecola e Marcopolo, mostra na Feicon – Batimat 2014, que começa no próximo dia 18, as inúmeras possibilidades de aplicação dos compósitos no dia a dia da sociedade moderna. No estande da ALMACO (Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos), a empresa participa do “Bairro dos Compósitos” com diversas soluções para o segmento de construção civil, como a inovadora tecnologia Wall System para edificação de casas, escolas e creches, que será utilizada nas 1.300 unidades para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.
Um bairro completo, com 330 metros quadrados, feito de compósitos. Do poste de energia elétrica à casa. Do ponto de ônibus à carteira escolar. Da caixa d’água a quiosques de venda de produtos, entre outros itens, construídos e/ou fabricados com diferentes tipos de compósitos (moderno plástico de engenharia). Resistentes, combinados com materiais, como resina ou fibra de vidro, e que já são largamente usados no mercado para fabricar aviões, carros, barcos, caminhões e até ônibus.
“As pessoas só relacionam o plástico à sacola ou ao lixo, mas é um material que está presente no dia a dia de todo mundo, só que nem sempre nos damos conta disso”, explica Gilmar Lima, diretor-executivo da MVC.
Segundo o executivo, a tecnologia aplicada nas soluções MVC do “Bairro de Compósitos” – Sistema Wall System – é o grande diferencial do produto. Aplicada na construção de casas, escolas e, recentemente, em creches, em vez dos materiais tradicionais utiliza estrutura com perfis compósitos produzidos pelo processo de pultrusão e painéis do tipo sanduíche de lâminas em compósitos reforçados com fibra de vidro e núcleos especiais que garantem o desempenho térmico, acústico e resistência a fogo.
Entre as vantagens em relação ao processo tradicional, o sistema oferece maior velocidade de construção, durabilidade, resistência, flexibilidade, conforto térmico e acústico, obra limpa e desperdício zero. “Por isso, foi possível vencer as licitações do FNDE e do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Somente em 2013 construímos com a tecnologia Wall System mais de 100 mil m² em todo o Brasil, entre escolas, casas para o Programa Minha Casa Minha Vida e, a partir de 2014, creches do PROINFÂNCIA - Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil, criado pelo governo federal (MEC e FNDE) e que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)”, salienta Lima.
A fabricante também apresenta diversas soluções desenvolvidas com avançadas tecnologias como dois módulos multiuso de Instalação Comercial, Portable Store, projetados pela MVC e pela OBOX, parada de ônibus, orelhão e um deck em perfil pultrudado, tudo fabricado em compósitos.
 
Crescimento no segmento de construção civil
Com as tecnologias Wall System e dos perfis pultrudados, a MVC fechou contrato para construir 1.300 creches em diversos estados brasileiros este ano. Com isso, a empresa prevê triplicar o seu faturamento e superar R$ 1 bilhão em receita. Para atender a esse crescimento, a MVC ampliou suas operações com duas novas unidades e novos processos produtivos. Em Caxias do Sul, iniciou as atividades da STABILIT-MVC, para produção de perfis pultrudados. “Estamos com 15 linhas de pultrusão e passamos de uma produção mensal de 220 toneladas/mês, em 2013, para 500 toneladas/mês. E chegaremos, em outubro, em 1.100 toneladas” enfatiza Gilmar Lima.
A MVC é reconhecida internacionalmente como empresa inovadora e de grande capacidade de aplicação de avançados processos e materiais no segmento de plásticos de engenharia. Desenvolve produtos com soluções completas e personalizadas para os mercados automotivo, transporte, agronegócio, energia eólica e de construção civil. Possui operações em São José dos Pinhais (PR), Caxias do Sul (RS), Camaçari (BA), Maceió (AL), Catalão e Itumbiara (GO) e Sete Lagoas (MG). Em 2013, registrou faturamento líquido de R$ 272 milhões.

Secco Consultoria de Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login