Argamassa e rejunte: como escolher e onde aplicar?

25/03/2014 - Argamassa e rejunte: como escolher e onde aplicar?
 
Na hora de construir ou reformar sempre surge a dúvida de qual material comprar, onde e como aplicar. Pensando nisso, a PortoKoll, um dos grandes fabricantes de argamassas colantes e rejuntamentos para a área de construção civil, aproveita para dar algumas dicas para o consumidor diferenciar as argamassas e os rejuntes, e as aplicações de cada um.
Segundo a Norma Brasileira NBR 14081, a argamassa colante industrializada é composta por cimento Portland, agregados minerais e aditivos químicos que, quando misturados com água, formam uma massa viscosa, plástica e aderente. “Essa massa é empregada no assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, mármores, entre outros, em pisos e paredes de áreas internas e externas, saunas, fachadas e piscinas”, explica o Gerente de Produtos da ParexGroup, Jefferson Venhasque.
Ele ainda ressalta que as argamassas são classificadas de acordo com a sua aplicação. “Argamassa colante do tipo ACI é indicada para ambientes internos, ACII para ambientes internos e externos e argamassa ACIII para ambientes com grande variação de temperatura e sujeita às vibrações. A classificação das argamassas, segundo a NBR14081, estão  discriminados em todas as nossas embalagens”.
O rejuntamento industrializado é a mistura de cimento Portland e outros componentes como pigmentos, aditivos celulósicos, aditivos hidrofugantes e polímeros flexíveis. “Este é o material específico para o preenchimento das juntas resultantes do assentamento de peças cerâmicas, tendo a função de vedar as laterais destas peças contra a entrada de materiais contaminantes e infiltrações de água”, afirma Venhasque.
Existem alguns tipos de rejuntamentos como, por exemplo, cimentício, acrílico e epóxi, que possui acabamento liso e impermeável.
Para escolher o melhor material a ser usado, Venhasque indica a seguir alguns passos. “Primeiro deve-se verificar qual o tipo de revestimento a ser usado como cerâmica, porcelanato ou pedra natural. Em seguida, local de aplicação como piso ou parede, área interna ou externa, fachadas, saunas ou piscinas. E finalmente, deve ser analisado se o novo revestimento será assentado sobre uma base nova, em sobreposição ou bases especiais”.
Hoje existe uma diversidade de produtos, portanto é necessário prestar atenção para garantir o material de acordo com a necessidade da obra. “Uma dica é sempre olhar a legenda que vem descrita nas embalagens, pois indicam as recomendações de uso, aplicações e atributos relevantes, além de ícones de uso.” finaliza Venhasque.
 
Sobre o ParexGroup - O ParexGroup é um dos líderes mundiais na fabricação de argamassas industrializadas para a área de construção civil. O grupo está presente em 21 países, conta com 60 fábricas, sendo que sete delas estão no Brasil, possui nove laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento, dos quais um deles está localizado na fábrica de Itupeva, interior de São Paulo.
Em todo o mundo, produz e comercializa produtos para três segmentos: Proteção e Decoração de Fachadas, Argamassas Colantes e Rejuntamentos e Argamassas Técnicas e de Impermeabilização.
No Brasil, a ParexGroup está entre as 3 maiores fabricantes de argamassas colantes e rejuntamentos, com quatro fortes marcas comerciais: PortoKoll Premium, PortoKoll Prátika, Ligafix Prátika e Eliane Argamassas. As outras duas marcas existentes no Brasil são Qualimassa (Argamassas Básicas) e Lanko (Argamassas Técnicas).  No mundo, a empresa gera 3.450 empregos diretos e atingiu a marca de 712 milhões de euros em vendas no ano de 2012.
 
Alfapress Comunicações

Banner
Banner
Banner

Site Login