Um passo importante na evolução tecnológica do Brasil

27/03/2014 - Um passo importante na evolução tecnológica do Brasil
 
A aprovação do Marco Civil da Internet mostra que o Brasil deu um passo importante em relação ao processo de regulamentação da internet no país. Com uma população de quase 200 milhões de habitantes, sendo que deste total pouco mais de 50% são usuários da web – segundo números do Ibope Media de 2013, é fundamental ter políticas e regulamentações que garantam o funcionamento saudável da rede, que cresce a números impressionantes diariamente.
Para a Intel, liberdade de expressão, privacidade, respeito aos direitos humanos e acesso não discriminatório à rede são os pilares que devemos defender e lutar, sem esquecer que o uso de tecnologias são os suportes que governo e empresa devem basear-se para tirar um projeto tão importante do papel.
A grande contribuição do Marco Civil é servir como direcionamento para alcançarmos a equalização no mundo virtual brasileiro, deixando bem definido o papel do usuário e do provedor de serviços online; cada um cuidando da sua responsabilidade.
Faz parte do papel do usuário estar atento aos espaços em que insere seus dados, seja em um site, aplicativo ou serviços hospedados na nuvem. Vale alertá-los também que antes de compartilhar suas informações, ou arquivos, é importante verificar programas de antivírus e a confiabilidade do site/e-commerce/ redes sociais pelo qual estão trocando tais dados.
No âmbito corporativo, é relativamente mais fácil proteger os dispositivos e assegurar a privacidade do usuário. Consequentemente, é possível incorporar políticas de segurança e privacidade. Porém, sabemos que com os dispositivos cada vez mais móveis e surgimento de novos aplicativos, os vírus e ataques à segurança crescem exponencialmente, e em alguns casos, nem as empresas estão livres da ameaça.
Outra questão que merece louvor é o fato de os datacenters não terem a obrigatoriedade de estar no Brasil, o que poderia reduzir investimentos em TI no país, e limitar a atração de novos players do setor.
Por fim, a Intel acredita que o Marco Civil é um exemplo mundial de democracia participativa.
 
Sobre a Intel - A Intel (NASDAQ: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica as tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo.

Burson Marsteller - CEP

Banner
Banner
Banner

Site Login