Testes de cargas trazem mais segurança para as novas construções

31/03/2014 - Testes de cargas trazem mais segurança para as novas construções
 
Tecnologia antes utilizada apenas em grandes obras de infraestrutura, passa a fazer parte de obras de edifícios residenciais
 
Um estudo capaz de medir a eficiência dos projetos de fundação é uma nova ferramenta para as construções residenciais. A Prova de Carga Estática Instrumentalizada, nome dado à tecnologia, foi desenvolvida para fazer testes no solo em construções de grande porte como obras de infraestrutura. A técnica traz uma série de benefícios, auxiliando no processo de fundação da obra, e foi usada ineditamente no empreendimento residencial EOS Barigui, projetado pela Construtora e Incorporadora Laguna.
Segundo Claudio Roberto Falce, gerente de engenharia da construtora, o principal objetivo do estudo é trazer maior qualidade e segurança para o edifício. “Empreendimentos muitos verticalizados, como é o caso do EOS, exigem uma análise muito criteriosa de terreno e base de escavação. No entanto, utilizar essa tecnologia foi uma inovação para a construção de um residencial, pois o teste demanda mais tempo e maior investimento”, conta.
O gerente explica que a técnica é realizada com sensores monitorados por computadores, que são colocados ao fundo de cada estaca a ser executada. Com isso é possível avaliar o comportamento que cada ponto de medição no terreno. Conforme o resultado do teste, o projeto de fundação pode ser revisto e otimizado. “Apesar do alto investimento, o procedimento trará uma economia de 20% no custo de fundação da obra do EOS Barigui”, explica.
Para Falce, o teste pode se tornar mais frequente nas construções urbanas, principalmente com a verticalização dos grandes centros. “A falta de espaço nas grandes cidades e o aumento populacional trazem uma tendência por edifícios cada vez mais altos. Isso pode fazer com que o estudo fique mais comum entre as construtoras, já que a segurança e a otimização de recursos é um desafio contínuo para o setor”, avalia.
 
Inovação
De acordo com Gabriel Raad, diretor geral da Laguna, inovação sempre foi um dos pilares da empresa e essa concepção está registrada em cada novo empreendimento. “Quando a nossa equipe de engenharia trouxe a ideia de utilizar um estudo tão incomum para avaliar as condições do terreno do EOS, eles receberam carta branca para fazer o melhor. A solução acabou trazendo um resultado ainda mais satisfatório do que o esperado”, afirma. O EOS Barigui está em fase de fundação e terá 42 apartamentos, com plantas que variam de 212 a 499 m². A previsão para entrega é março de 2016.
 
Sobre a Construtora e Incorporadora Laguna - A Construtora e Incorporadora Laguna atua desde 1996 no mercado imobiliário. A empresa é referência na construção de edifícios residenciais, comerciais e corporativos de alto padrão. A Laguna tem como principal conceito a inovação nos empreendimentos desenvolvidos que, além de diferenciados, estão localizados nas regiões mais disputadas de Curitiba. A construtora é pioneira na implantação de certificação ambiental como a conquista do LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), o selo verde de maior reconhecimento internacional, com o Condomínio Logístico São Carlos, em São Paulo, e com o Edifício Iguaçu 2820, em Curitiba.
Mais informações pelo telefone (41) 3259-1800.

Talk Assessoria de Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login