Filarmônica de Minas Gerais se apresenta no interior

10/04/2014 - Filarmônica de Minas Gerais se apresenta no interior
 
Orquestra conta com apoio cultural da Mendes Júnior há 3 anos
 
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais fará três apresentações no interior de Minas Gerais nos dia 11 e 12 de abril, dando início à sua Turnê Estadual 2014. Os moradores de Tiradentes e São João del-Rei e Barroso, na região de Campo das Vertentes, poderão apreciar os concertos que, nas cidades históricas serão regidos pelo maestro Marcos Arakaki e trazem no repertório obras de Purcell, Bach e Joaquim de Paula Sousa. Já em Barroso, a Filarmônica será representada por seu Quinteto de Sopros que interpreta Ibert, D’Rivera, Farkas, Sebastião Barros, Catullo da Paixão Cearense/Joaquim Callado e  Zequinha de Abreu.
Graças ao apoio cultural que a Mendes Júnior presta à Orquestra Filarmônica de Minas Gerais há 3 anos consecutivos, a população da região, onde a empresa executa as obras de expansão da fábrica da Holcim, em Barroso, terá contato direto com a música sinfônica, executada por um dos mais renomados corpos artísticos da cena cultural brasileira.
Nos dias 11 e 12 de abril, nas cidades históricas, os concertos acontecem na Matriz de Santo Antônio de Tiradentes, às 21h e na Igreja de São Francisco de Assis de São João del-Rei, às 20h. Em Barroso, quem se apresenta é o Quinteto de Sopros da Filarmônica, no dia 12, às 11h30, na Paróquia de Sant’Ana do Barroso. Todas as apresentações são gratuitas e com entrada limitada à capacidade das igrejas. Em Tiradentes e São João del-Rei haverá transmissão do concerto em frente à igreja, também com acesso limitado à lotação. Nas três cidades, os ingressos serão distribuídos uma hora antes dos concertos.
 
Parceria
A parceria entre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a Mendes Júnior corrobora a busca constante da excelência artística e o aprimoramento cultural da sociedade por meio da música sinfônica de qualidade, executada pelo corpo artístico e apoiada pela Mendes Júnior. A iniciativa está em consonância com o que a empresa acredita e faz parte de suas práticas de inclusão, ampliando, por meio de seu apoio, o acesso à cultura.
 
Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais - Com excelência artística, vigorosa programação e reconhecimento de três importantes premiações – prêmio Carlos Gomes de melhor orquestra brasileira, melhor grupo musical erudito pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) e Prêmio Carlos Gomes de melhor regente brasileiro, recebido pelo maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica. Desde sua criação, em 2008, apresenta-se regularmente em Belo Horizonte, em duas séries no Palácio das Artes, em Concertos para a Juventude, Clássicos no Parque e Concertos Didáticos, além de realizar turnês por Minas Gerais e ter se apresentado em todas as regiões do Brasil. Também participa dos principais eventos de música clássica do país, como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, os Concertos Paulínia e a Rio Folle Journée. A primeira turnê internacional da Filarmônica ocorreu em 2012, com cinco concertos na Argentina e no Uruguai.
 
Sobre a Mendes Júnior - A Mendes Júnior é uma empresa de engenharia com 60 anos de experiência em diversos segmentos da construção pesada no Brasil e no exterior. Atua nos setores de infraestrutura, construção, montagem, manutenção industrial e petróleo e gás. Ao longo de sua história, a empresa esteve presente em empreendimentos de suma importância para o desenvolvimento do Brasil como a as hidrelétricas de Furnas e de Itaipu, a Ponte Rio-Niterói, a Ponte Estaiada, em São Paulo, e a Torre de TV Digital de Brasília. Atualmente, destacam-se entre seus 35 projetos por todo Brasil, a construção da Arena Pantanal, palco da Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá (MT) e as obras de Integração do Rio São Francisco, em Pernambuco (PE).
 
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Turnê Estadual – 11 e 12 de abril
Tiradentes
Dia 11 de abril, às 21h
Matriz de Santo Antônio
Marcos Arakaki, regente
Melina Peixoto, soprano
Luciana Monteiro de Castro, alto
Marcos Liesenberg, tenor
Misael dos Santos, baixo
Ars Nova – Coral da UFMG

PURCELL                     Abdelazer: Suíte
J. S. BACH                   Cantata nº 109
J. PAULA SOUSA         Missa Pequena
Concerto gratuito. Entrada limitada à capacidade da Matriz de Santo Antônio.
Haverá transmissão do concerto em frente à igreja.
Informações: (32) 3355-1212
 
Barroso
Dia 12 de abril, às 11h30
Paróquia de Sant’Ana
Quinteto de Sopros                      
Cássia Lima, flauta
Alexandre Barros, oboé
Marcus Julius Lander, clarinete
Catherine Carignan, fagote
Alma Maria Liebrecht, trompa

Quinteto de Sopros                      
Cássia Lima, flauta
Alexandre Barros, oboé
Marcus Julius Lander, clarinete
Catherine Carignan, fagote
Alma Maria Liebrecht, trompa
IBER    
Três peças breves
D’RIVER    
Aires Tropicales
FARKAS    
Danças Húngaras Antigas
SEBASTIÃO BARROS (K-Ximbinho)          
Sempre
CATULO DA PAIXÃO CEARENSE/JOAQUIM CALLADO      
Flor amorosa
ABREU    
Tico-tico no fubá
Concerto gratuito. Entrada limitada à capacidade da Paróquia de Sant’Ana do Barroso. Informações: (32) 3351-1213
 
São João del-Rei,
Dia 12 de abril, às 20h
Igreja de São Francisco de Assis
Marcos Arakaki, regente
Melina Peixoto, soprano
Luciana Monteiro de Castro, alto
Marcos Liesenberg, tenor
Misael dos Santos, baixo
Ars Nova – Coral da UFMG

PURCELL                     Abdelazer: Suíte
J. S. BACH                   Cantata nº 109
J. PAULA SOUSA          Missa Pequena
Concerto gratuito. Entrada limitada à capacidade da Igreja de São Francisco de Assis.
Haverá transmissão do concerto em frente à igreja.
Informações: (32) 3371-8606
 
Comunicação Mendes Júnior.

Banner
Banner
Banner

Site Login