Com o Crescimento de Vagas no Setor da Construção Civil, produtos como Controle de Acesso à Obras e Relógio de Ponto se tornam indispensáveis

30/04/2012 - Com o Crescimento de Vagas no Setor da Construção Civil, produtos como Controle de Acesso à Obras e Relógio de Ponto se tornam indispensáveis
 
Empresários e Trabalhadores podem se beneficiar desses produtos da Inforcomp, que trazem excelentes resultados na Construção Civil
 
Com o aumento das contratações no setor da Construção Civil, que em janeiro criou 50,8 mil vagas no país, pode-se verificar que o setor se recuperou, após queda no fim do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em janeiro deste ano, o emprego na Construção Civil cresceu 7,32% em relação ao mesmo período do ano passado, o que representa um aumento de 219,8 mil postos de trabalho, conforme pesquisa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A intensa atividade da Construção Civil para os próximos meses está de acordo com a previsão de que o setor deverá crescer acima do PIB neste ano, é o que informou o presidente do Sinduscon-SP, Sergio Watanabe. No Estado de São Paulo, o nível de emprego aumentou 1,63% em janeiro, com o acréscimo de 13,2 mil trabalhadores formais.
Outro dado importante para o setor é a queda do Índice de Confiança da Construção (ICST) verificada em fevereiro que foi a menor dos últimos seis meses, indicando que 2012 pode mesmo ser de retomada dos investimentos do setor e do aumento de contratações, segundo a coordenadora de Estudos de Construção Civil do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ana Maria Castelo.
Mas, os principais responsáveis pelo desenvolvimento do setor são as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e os megaventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Como a Construção Civil cresce, é indispensável pensar na tecnologia que poderá ser empregada no setor em benefício dos empresários e trabalhadores.  A área de softwares que administram a informação e suas aplicações, tem sido uma das grandes aliadas da Construção Civil, explica José Roberto Stagliório, que comanda há 28 anos a Inforcomp, empresa que desenvolve produtos inteligentes voltados a otimização de resultados na construção civil, como Relógio e Software de Ponto. “A Inforcomp possui muitos clientes na Construção Civil,  implantando o Controle de Acesso em Obras que permite saber quem está na obra em cada momento. Informa quantos operários, de cada especialidade, por empreiteira, estão presentes", conta Stagliório.
Além disso, o sistema integra dados relativos à gestão dos funcionários, como treinamentos  e retirada  dos EPIs (equipamentos de proteção individual).  "Vamos a cada  canteiro instalar o sistema e as catracas, podemos também fechar parcerias com empresas locais para prestar suporte", explica Stagliório.
Segundo Alexandre Ienna, Encarregado Administrativo, da Obra Mund, da Construtora Inpar, inicialmente é feito um cadastro do funcionário no sistema. É entregue um crachá para o empregado com foto, de uso obrigatório para liberar a catraca. Algumas informações permitem ou bloqueiam a entrada na obra, por exemplo, validade do atestado de saúde, se estiver vencido, a catraca acusa e impede o acesso. "Esse sistema proporciona maior controle na documentação e entrada e saída dos funcionários", afirma Alexandre.
Outro produto importante para a Construção Civil é o Registrador Eletrônico de Ponto – REP que melhorou a relação trabalhista e oferece mais tranquilidade aos empregados, incentivando as empresas a desenvolverem novos projetos. Uma pesquisa da ABREP - Associação Brasileira das Empresas Fabricantes de Registro Eletrônico de Ponto, realizada pela AGP - Pesquisas Estatísticas, em julho do ano passado, reforça essa afirmação.
O Relógio proporciona uma segurança aos empresários para ampliarem os canteiros de obras, pois com ele será possível contratar novos funcionários e remunerá-los adequadamente, não tendo problemas com questões de horas extras indevidas e processos trabalhistas, além de facilitar a arrecadação de impostos. Uma tranquilidade também aos trabalhadores.
O Brasil está dando um passo importante com a aprovação do REP, no sentido de reduzir as ações trabalhistas, responsáveis por cerca de dois milhões de processos anuais nos tribunais especializados. Segundo o Ministério do Trabalho, do ponto de vista empresarial, o ponto eletrônico apresenta vantagens frente aos métodos manuais, tanto pela facilidade de verificação da jornada de trabalho, como pela velocidade na transmissão das informações para os sistemas de folha de pagamento.
Estima-se que mais de 100 mil empresas já estão utilizando o novo equipamento, com mais de 260 mil REPs vendidos. Esse número poderia ser ainda maior, visto que as empresas tiveram tempo hábil para implantaram o REP, mas devido a tantas prorrogações no prazo muitas delas acabaram não se adequando ao novo sistema. Como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) determinou a obrigatoriedade do Registro Eletrônico de Ponto no dia 02/04/2012, após cinco adiamentos desde que a Portaria 1.510 foi editada em agosto de 2009, agora as empresas serão obrigadas  a instalar esse novo sistema.
Por isso, pode ocorrer uma correria em querer adquirir o produto, que é considerado um avanço tecnológico na área, mas o Sr. José Roberto Stagliório explica que as empresas precisam ter cautela na hora da compra do REP, fazer uma pesquisa de mercado, já que há um período mínimo de 30 dias para a regularização do equipamento, além de poder escolher o produto que melhor se adapte à empresa. “Estamos prontos para atender o mercado”, diz Stagliório.
 
 
Sobre a Inforcomp
A empresa dispõe de equipe de Suporte especializada em Departamento Pessoal, referência em todo o território nacional. O atendimento e soluções diferenciadas resultaram em desenvolvimento de outros Softwares como Ponto Eletrônico, Refeitório e Controle de Acesso para empresa e Obras.
Fone/Fax: (11) 2221-3611  
www.inforcomp

Banner
Banner
Banner

Site Login