Poli vai estudar soluções de mobilidade urbana para Barueri

05/08/2014 - Poli vai estudar soluções de mobilidade urbana para Barueri
 
Acordo firmado com a prefeitura prevê a criação da Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade, cursos e treinamentos para funcionários públicos e a criação de um polo tecnológico
 
A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli), a prefeitura de Barueri e a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) assinaram, no dia 01 de agosto, um convênio com vigência de cinco anos, com o propósito de estabelecer um programa de cooperação e intercâmbio científico, tecnológico e de serviços.  Um dos itens do acordo prevê a realização de estudos do sistema viário do município visando aumentar a fluidez do tráfego e da mobilidade urbana, além de implantar a Companhia de Engenharia de Tráfego na cidade, a CET - Barueri.
O diretor da Poli, professor José Roberto Castilho Piqueira, afirma que pouco se tem feito do ponto de vista científico nas grandes cidades a respeito da mobilidade urbana. Neste acordo, o plano de trabalho trará uma solução inovadora, tanto do ponto de vista de otimização de tráfego, como de gestão da atividade de mobilidade urbana dentro da cidade. “Acreditamos que esse trabalho de engenharia de tráfego a ser realizado em Barueri servirá de modelo para as principais cidades brasileiras”, afirmou.
 
Gestão Pública
O Termo de Cooperação Técnica prevê treinamentos para o pessoal docente, funcionários e alunos das escolas básicas e de Ensino Médio de Barueri por meio da implantação de eixos estruturantes de soluções, conceitos a serem aplicados, pedagogia da tecnologia, formação de educadores, estimulação dos alunos, configuração tecnológica de salas de aulas. Abrange ainda a criação de cursos de gestão pública para os funcionários da Prefeitura de Barueri.
A Poli fará estudos de viabilidade visando à instalação do Polo Tecnológico do Município de Barueri. “Como temos na Poli um conhecimento científico e tecnológico desenvolvido, trabalharemos em conjunto com a prefeitura para implantar o polo tecnológico desta cidade”, disse Piqueira. “Com esse acordo vamos conseguir realizar o sonho de ter o polo tecnológico em nossa cidade”, afirmou o prefeito Gil Arantes.
De acordo com o programa, a Poli também vai realizar ações de interesse educacional, de difusão do conhecimento e divulgação de informações institucionais e acadêmicas, bem como promoverá orientação científica, técnica e vocacional para estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e para a comunidade em geral.
Os estudos que serviram de base para o acordo foram concebidos pelo professor Nicolau Dionísio de Fares Gualda, coordenador do Laboratório de Planejamento e Operação de Transportes do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli. O superintendente da FDTE, engenheiro André Gertsenchtein, ressalta que a autoria do plano e o conceito que será desenvolvido são do professor Gualda. “Ele foi o mentor da solução de engenharia, foi ele quem concebeu o plano e tem a expertise”, disse. O professor Gualda afirmou que pretende fazer o estudo de tráfego e de implantação do novo órgão gestor de trânsito em nove meses.
As bases do Termo de Cooperação Técnica entre a cidade de Barueri e a Poli foram divulgadas durante evento na prefeitura de Barueri, que contou com a participação de Gil Arantes, prefeito de Barueri, José Roberto Castilho Piqueira, diretor da Poli, e de André Steagall Gertsenchtein, superintendente da FDTE. Gertsenchtein explicou que a FDTE funciona como um escritório de engenharia de apoio à Poli. “Somos o braço operacional da Poli. A inteligência sempre vem dos docentes, dos pesquisadores. Este é o plano de trabalho, em particular da primeira fase de nove meses. Para a FDTE é um privilégio trabalhar para Barueri, uma cidade conhecida por ser inovadora”, afirmou.
Também participaram da solenidade o assessor de projetos especiais da Poli, professor Antônio Marcos de Aguirra Massola; professor Nicolau Dionísio Fares Gualda; o vice-prefeito de Barueri e secretário de Educação, Jarques Artur Munhoz; o secretário de Administração, Pedro Arcanjo da Mata; o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, João Amâncio da Conceição, e o superintendente da Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb), Agnério Neri Ferreira.

Agência Voltolini de Mídia

Banner
Banner
Banner

Site Login