Inmetro acredita Fundação Vanzolini como Organismo de Inspeção PBE-Edifica

18/08/2014 - Inmetro acredita Fundação Vanzolini como Organismo de Inspeção PBE-Edifica

Acreditação se deu após rigoroso processo de avaliação, composto por inspeções, testes e avaliações de capacitação do corpo técnico

A Fundação Vanzolini amplia o portfólio de sistemas de avaliação de conformidade e reconhecimento e passa a oferecer ao mercado a inspeção para etiquetagem PBE-Edifica, do Inmetro, que avalia o nível de eficiência energética das edificações.
A entidade é o primeiro organismo a certificar sistemas de gestão no Brasil e principal certificadora da construção civil sustentável do país - que responde pela emissão da chancela AQUA-HQE, desde 2009.
“A oferta do processo de etiquetagem PBE-Edifica, por parte da Fundação Vanzolini, se insere na estratégia da entidade em fornecer à sociedade ferramentas na busca pela sustentabilidade e um passo a mais para empreendedores na conquista da certificação AQUA-HQE", afirma Paulo H. Bertolini, gerente de novos negócios da entidade. O desempenho energético das construções faz parte de um dos 14 critérios de avaliação de desempenho ambiental da certificação AQUA-HQE.
Para obter a etiqueta, o empreendimento precisa, de acordo com cada tipologia, atender aos requisitos técnicos de eficiência exigidos pelo programa. Para isso são avaliados níveis de desempenho ligados aspectos arquitetônicos e de engenharia, como aproveitamento da ventilação natural,  orientação das fachadas de modo a obter melhor iluminação natural, insolação, sombreamento, conforto térmico, sistemas de desempenho energético, entre outros.
A PBE-Edifica faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida em parceria entre o Inmetro e a Eletrobras/Procel Edifica.

Ateliê de Textos

Banner
Banner
Banner

Site Login