Condomínios apostam em sistemas inteligentes para economia de energia elétrica

27/08/2014 - Condomínios apostam em sistemas inteligentes para economia de energia elétrica
 
Algumas soluções de automação para apartamentos tendem a diminuir o consumo de água e luz, o que pode contribuir com a economia de até 40% na taxa de condomínio, segundo a Aureside (Associação das Empresas de Automação Residencial). Essa informação ganha grande relevância se considerarmos o aumento recente da tarifa de eletricidade e a falta de chuvas no país, que tem prejudicado o abastecimento de várias cidades do Brasil. Ainda segundo a Aureside, a tecnologia de automação tem sido amplamente utilizada nos EUA justamente para este fim: o uso sustentável, que é uma exigência norte-americana, mas no Brasil o tema é mais recente.
De acordo com a  iHouse, empresa líder em automação residencial no país, dirigida pelo empresário Leonardo Senna, diversas construtoras pelo Brasil apostam neste tipo de tecnologia, sendo que 95% dos projetos da empresa atendem esse tipo de demanda. Nesse segundo semestre, por exemplo, a iHouse terá produtos instalados em mais de 25 empreendimentos considerados inteligentes, que utilizam recursos como o Snapgrid, um equipamento que gerencia o uso de energia e mensura o consumo 24 horas por dia, em valor monetário ou quilowatts.
 
Snapgrid: gerenciador de consumo de energia elétrica da iHouse
Afinal, o que consome mais energia, o freezer, o sistema de aquecimento da água, o secador de cabelo? Se a ideia for saber em tempo real quanto cada eletrodoméstico ou ambiente da casa consome de energia, basta que a pessoa instale junto ao quadro de disjuntores o Snapgrid, que monitora o consumo energético da residência ou empresa 24 horas por dia. Inédito no mercado, o aparelho monitora o gasto de energia elétrica, em quilovates ou em reais, oferecendo 16 canais para monitoramento, que podem ser programados para monitorar aparelhos ou ambientes. O consumo de energia elétrica, por ambiente ou equipamento, é apresentado no painel de cristal líquido do produto de três formas diferentes: modo instantâneo (consumo no exato momento da consulta, sendo atualizado a cada um minuto), opção acumulado (soma do consumo iniciado após a leitura pela empresa concessionária de energia elétrica até a data de consulta) ou como previsão para o mês (estimativa mensal baseada no consumo médio dos últimos dias). Além disso, o Snapgrid pode exibir o relatório de consumo dos últimos 12 meses.  iHouse – (11) 3074-8883
 
Atitude Press

Banner
Banner
Banner

Site Login