HUESKER Brasil apresenta solução para confinamento e dessecagem de resíduos sólidos durante a Fenasan

13/06/2016 - HUESKER Brasil apresenta solução para confinamento e dessecagem de resíduos sólidos durante a Fenasan
 
soil_tain_dw.jpgEmpresa expõe a geoforma SoiTain® DW,  solução que evita o descarte inadequado de efluentes e pode gerar economia de água
A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais presente no panorama atual, demandando soluções em tecnologia que atendam a essas necessidades. A engenharia com geossintéticos dá a sua contribuição e, neste contexto, a HUESKER Brasil expõe o sistema SoilTain DW, geoforma linear para confinamento e dessecagem de lodo ou lama, durante a 27º Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (FENASAN), que acontece de 16 a 18 de agosto, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.
A tecnologia pode ser utilizada na dessecagem e confinamento de efluentes industriais ou domésticos de estações de tratamento de água ou esgoto (ETAs e ETEs). SoilTain DW garante o aumento significativo do teor de sólidos do lodo armazenado, de maneira a possibilitar a remoção mecanizada e/ou o confinamento dos sólidos com menores demandas de espaço e em volumes reduzidos. SoilTain DW é fácil de instalar e de operar, e requer baixa manutenção. E o mais importante, representa uma alternativa eficiente e ambientalmente correta para a disposição de resíduos, com vantagens significativas em comparação com os métodos tradicionais.
“O lançamento dos efluentes líquidos resultantes do tratamento convencional de resíduos representa grande potencial de degradação do meio ambiente. A técnica de dessecagem de lodos por formas têxteis tubulares (FTTs) reduz drasticamente este risco. A geoforma SoilTain DW certamente está entre as soluções mais eficientes na redução do teor de sólidos, sendo aplicada no tratamento dos resíduos líquidos de ETAs, ETEs e da grande maioria dos efluentes industriais”, ressalta o engenheiro da HUESKER Brasil, Eduardo Guanaes. Ainda de acordo com ele, outra vantagem da técnica é a economia de água que pode ser muito representativa, dependendo do processo utilizado. Em algumas estações de tratamento a redução pode ser de até 65% no processo de limpeza dos filtros.
Para o engenheiro, a crise vivida pelo Brasil acentua ainda mais a necessidade de encontrar meios eficientes que evitem o desperdício desse recurso tão valioso. “Nossa qualidade de vida depende da água, sendo assim, cabe a nós preservar, usar com responsabilidade e cuidar para que ela continue a seguir o seu ciclo natural”, completa.
 
Sobre a Huesker - A HUESKER é líder mundial na fabricação de geogrelhas e geotêxtil de alta resistência. A empresa atua desde 1998 através de seu escritório em São José dos Campos (SP), atendendo a todos os países da América do Sul. Reconhecida por seu papel pioneiro no desenvolvimento de produtos e soluções com geossintéticosas, a HUESKER tem participado dos principais projetos de infraestrutura do país, fornecendo soluções para reforço, melhoramento e estabilização de solos e de pavimentos, controle de erosão, tratamento de efluentes, impermeabilização de solos, revestimentos de canais e proteção costeira, entre outros.
 
Foto: divulgação
Alameda Comunicação

Site Login