Livro conta 100 anos de história da Represa Guarapiranga

13/08/2014 - Livro conta 100 anos de história da Represa Guarapiranga
 
livro_sabesp_guarapiranga.bmpFatos curiosos e fotos raras fazem parte da obra que retrata desde a construção até a sua fase de ocupação com o avanço da cidade
Histórias e imagens inéditas da centenária represa do Guarapiranga, um dos mais importantes mananciais de São Paulo, estão no livro que Ricardo Araújo e Mariângela Solia lançam nesta sexta-feira, dia 15 de agosto, no Museu da Energia de São Paulo. O livro "Guarapiranga 100 anos" mostra como a represa foi criada e, aos poucos, foi sendo ocupada pela cidade, primeiramente de forma harmônica, e mais recentemente de maneira agressiva. Segundo Ricardo Araújo, o resgate desta história ganha ainda mais importância neste momento de crise hídrica e traz lições que devem ser sempre lembradas. “O Futuro da represa do Guarapiranga depende de um esforço coletivo de governo e população. E o sucesso desse esforço terá repercussão direta no futuro da cidade de São Paulo e na qualidade de vida dos moradores”, aponta o autor.
Ele ressalta ainda que o livro traz histórias curiosas e muitas fotos que foram obtidas de acervos familiares e que só agora chegam ao público. “O livro também é importante porque o setor de saneamento é pobre em bibliografia e a preservação dessa história é fundamental. Ajuda a conscientizar a todos sobre o que foi feito de certo e de errado nestes anos todos e é uma oportunidade para a população conhecer uma pouco mais da beleza teimosa da represa”, comenta Ricardo Araújo.
 
O lançamento acontece no dia 15/08, sexta-feira, às 16h, no Museu da Energia de São Paulo, (Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos). O livro, que tem 220 páginas, contém 240 fotos e é patrocinado pela AESABESP, Cobrape, Hagaplan, JNS Engenharia Consultoria e Gerenciamento e Sabesp.
 
Foto: divulgação
Comunicação Sabesp

Site Login